Equatoriano Jhonatan Narváez é o primeiro camisola rosa do Giro
Afinal, Tadej Pogacar nem o momento de fama de vencer a etapa de abertura, este sábado, e vestir a primeira camisola rosa da Volta a Itália queria deixar a outro. O esloveno ordenou à sua equipa que controlasse a corrida, meteu os gregários de montanha a trabalhar, incluindo o melhor, Rafal Majka, e atacou na última subida do percurso, curta, mas íngreme, nas imediações de Turim, onde estava a meta. Tudo para arrebatar, à primeira oportunidade, a liderança do Giro.
⚡ 3 men for one Maglia Rosa, and the surprise today is called 🇪🇨 @NarvaezJho, as he takes the win ahead of 🇩🇪 @MaxSchachmann and a valiant 🇸🇮 @TamauPogi
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 4, 2024
🎬 The Ultimo Kilometro ⤵️#GirodItalia | @continentaltire pic.twitter.com/ajMnuTKSUy
No entanto, o superfavorito ao triunfo final, daqui a três semanas, em Roma, certamente não contava com um oponente tão forte no equatoriano Jhonatan Narváez, que lhe resistiu, no limite das forças, naquela ascensão e não mais lhe largou a roda até ao risco de chegada. Aí, o classicómano da Ineos Grenadiers foi mais explosivo e rápido do que Pogacar e levou-lhe a pretensão.
Ao consegui-lo, o Narváez, de 27 anos, que deu nas vistas com a segunda posição da geral na primeira corrida oficial da temporada, o Tour Down Under, na Austrália, conquistou a maglia rosa desta 107.ª edição do Giro, que defenderá domingo numa etapa menos ao seu jeito e mais ao de quem acabou de derrotar, Pogacar.
¡Arriba Ecuador! 🇪🇨
— UCI (@UCI_cycling) May 4, 2024
Jonathan Narváez wins the opening stage of the 2024 @giroditalia and becomes the first Maglia Rosa 👚
📷 @GettySport #GirodItalia pic.twitter.com/5nLsMiJmVZ
Mas Jhonatan Narváez, agora vencedor de duas etapas na Volta a Itália na sua carreira (a anterior em 2020), não foi o único e o mais improvável a aguentar o ritmo do líder da UAE Emirates. O alemão Maximillian Schachman também foi capaz e foi premiado com o segundo lugar na etapa, batendo Pogacar.
👕 Who knew wearing a jersey would be this difficult... #GirodItalia pic.twitter.com/HNfx0MAsVy
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 4, 2024
A primeira batalha da grande volta italiana causou a primeira vítima imprevista entre candidatos aos lugares cimeiros da classificação geral. Fustigado pela intensidade da etapa e o seu relevo acidentado, o francês Romain Bardet, chegado a este Giro com o estímulo de recente segundo lugar na clássica Liège-Bastogne-Liège, perdeu 57 segundos para o trio da frente.
Os restantes, além do destacado Pogacar, concluiu a etapa integrados num primeiro grupo, a 10 segundos do vencedor, incluindo entre 19 corredores os principais líderes de equipas, com realce para o britânico Geraint Thomas (Ineos), o colombiano Daniel Martinez (BORA) ou o belga Cian Uijtdebroeks (Visma).