Eis as convocadas para o primeiro Mundial feminino: «Momento muito importante e uma oportunidade»
Ficou a conhecer-se esta segunda-feira o lote de 15 convocadas para representar Portugal no primeiro Mundial de futsal feminino, a realizar nas Filipinas entre 21 de novembro e 7 de dezembro, anunciadas na Cidade do Futebol pelo selecionador Luís Conceição, que reconheceu a relevância do momento para a modalidade e a «oportunidade» de fazer história.
«Este é, sem dúvida, um momento muito importante. Enquanto Portugal, queremos abraçar muito esta oportunidade de mostrarmos a nossa qualidade, porque somos uma potência na modalidade nas duas vertentes e queremos mostrar muito o nosso valor pelo que temos conseguido até agora e ambicionar sempre muito mais», indicou, apontando ao título mundial.
Luís Conceição assume Portugal como «uma potência» e coloca as suas comandadas no lote das favoritas a conquistar o histórico primeiro mundial feminino. «Em Portugal, temo-nos habituado a ter essa ambição e compromisso em estarmos nos grandes palcos, queremos muito, também é para isso que lá estamos, mas estamos dentro de um lote com mais quatro ou cinco seleções que possam ser as favoritas e o facto de lá estarmos é sinal que temos qualidade e temos trabalhado para isso», constatou.
«Agora, é aproveitar esta oportunidade mas, como Portugal, há mais quatro ou cinco seleções que vão lutar por este troféu. Quando falamos nesta questão dos favoritos, até nós técnicos, que estamos mais por dentro do futsal mundial, estamos muito curiosos também e com expectativa. Conhecemos uma grande parte das seleções, há outras equipas que estão a surgir e também vão lá estar. Estamos com essa curiosidade para ver o seu nível de desempenho», analisou, objetivo.
Vencer a prova é o desejo do selecionador nacional, numa participação abordada «passo a passo». «É aproveitarmos o momento e irmos trabalhando, a acreditar muito no que fazemos e fazermos o nosso trabalho. Depois, é passo a passo», planeou o técnico, esperando participar na primeira decisão pelo título mundial de futsal feminino, a 7 de dezembro.
Eis o lote de convocadas:
Guarda-redes: Alexandra Melo (Benfica), Ana Catarina Pereira (Benfica) e Maria Odete Rocha (Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro 'Kika' (Leões de Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves 'Fifó' (Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atletico Navalcarnero), Catarina Silva 'Kaká' (Nun'Álvares), Maria Pereira (Benfica) e Raquel Santos (Benfica)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (Benfica) e Lídia Moreira (Nun'Álvares)