'Dobradinha' da McLaren na corrida sprint do GP do Qatar
A McLaren fez uma boa operação na batalha pelo Mundial de Construtores de Fórmula 1 ao conquistar a primeira e a segunda posições na corrida sprint do Grande Prémio do Qatar, este sábado.
Lando Norris dominou a prova desde o início, arrancando da pole position, e o seu companheiro de equipa Oscar Piastri defendeu exemplarmente a segunda posição dos ataques de George Russell, no Mercedes, que perdeu a posição após a largada.
Após as 19 voltas do circuito de Lusail, na derradeira curva da corrida, o inesperado sucedeu: Norris desacelera e permite a ultrapassagem (e a vitória) a Piastri, devolvendo-lhe a manobra semelhante na corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo, no Brasil, quando o australiano facilitou a passagem ao britânico, então necessitado de pontos na luta pelo Mundial de Pilotos com Max Verstappen.
After their position swap in Brazil, Lando Norris pays the favour back to Oscar Piastri in Qatar 🔀#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/9L6l1o8yay
— Formula 1 (@F1) November 30, 2024
George Russell cortou a meta logo a seguir aos dois McLaren.
Com esta dobradinha, a McLaren ganha seis preciosos pontos à Ferrari na luta pelo Mundial de Construtores, aumentando para 30 pontos a vantagem na liderança sobre a Scuderia.
LANDO: "I planned to do it since Brazil... just what I thought was best!"#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/iOFUgpwbwK
— Formula 1 (@F1) November 30, 2024
Atrás dos pilotos do pódio ficou o primeiro Ferrari, de Carlos Sainz, e o segundo, de Charles Leclerc, que superou Lewis Hamiltom (Mercedes) a fase final da prova, após o britânico ter ganho duas posições após o arranque.
LAP 13/19
— Formula 1 (@F1) November 30, 2024
Charles Leclerc pulls off a stunning move on future team mate Lewis Hamilton 😱
Nothing between them, and Leclerc takes P5!#F1Sprint #QatarGP pic.twitter.com/vmn7CbeSNU
No sétimo lugar ficou Nico Hulkenberg, no Haas, à frente do tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull), que perdeu posições na primeira volta e não teve ritmo para seguir com os carros do primeiro pelotão, acabando por fazer uma corrida invulgarmente discreta, terminando no derradeiro lugar pontuável.