Sheffield United e Sheffield Wednesday militam no Championship - Foto: IMAGO
Sheffield United e Sheffield Wednesday militam no Championship - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Dérbi histórico: Sheffield United pode ditar descida do rival Wednesday

'Steel City Derby' de emoções fortes marcado para este domingo. Nunca um clube profissional em Inglaterra foi despromovido em fevereiro

O Sheffield Wednesday pode ver a sua despromoção confirmada do Championship já este fim de semana, com o rival da cidade, o Sheffield United, a ter a possibilidade de infligir a humilhação final no dérbi de domingo.

A temporada de pesadelo do Wednesday foi marcada por pesadas sanções. O clube viu serem-lhe deduzidos 12 pontos em outubro por entrar em insolvência e mais seis em dezembro devido a repetidos atrasos no pagamento de salários. Estas penalizações deixaram a equipa no último lugar da tabela com -7 pontos após 32 jornadas.

Com apenas 42 pontos ainda em disputa, o Wednesday encontra-se a 41 pontos da linha de água, o que significa que uma derrota ou um empate no domingo, em Bramall Lane, confirmará a sua despromoção antes do final de fevereiro, um cenário notável no futebol inglês.

O destino do clube pode, no entanto, ficar selado ainda antes do apito inicial do dérbi. O Portsmouth, em 19.º lugar, já está matematicamente fora do alcance. O Blackburn poderá juntar-se-lhe se pontuar na sexta-feira à noite contra o Preston. Caso isso aconteça, as atenções viram-se para o jogo de sábado entre o West Bromwich (21.º) e o líder Coventry. Uma vitória do West Brom elevaria a sua pontuação para 37 pontos, tornando a salvação do Wednesday impossível.

Mesmo que estes resultados não se verifiquem, a equipa é obrigada a vencer o dérbi para adiar a decisão por mais uma semana. Um empate deixaria o Wednesday com -6 pontos e um máximo possível de 33 pontos até ao final da época, um ponto a menos que os 34 que o West Bromwich já possui.

Recorde-se que, excluindo a expulsão do Bury da League One (terceiro escalão) em agosto de 2019, nenhum clube da EFL (ligas profissionais em Inglaterra) foi despromovido antes do final de fevereiro. O Luton, que em 2008/09 sofreu uma dedução de 30 pontos na League Two (quarta divisão), só viu a sua descida confirmada a 12 de abril. Já a despromoção do Derby na sua época de recorde negativo na Premier League em 2007-08 foi oficializada a 29 de março.