Em 2014, o Tour teve a Grand Départ de Yorkshire, com a cidade de Leeds acolher uma das partidas

Conhecidas as etapas da 'Grande Partida' do Tour 2027

Três jornadas no Reino Unido, com início na Escócia (Edimburgo), passagem por Inglaterra (Liverpool) e final no País de Gales (Cardiff). Todos os percursos apresentados em detalhe

Os organizadores da Volta a França apresentaram esta quinta-feira as primeiras três etapas da edição de 2027, que arrancará no Reino Unido entre 2 e 25 de julho. Serão jornadas de dificuldade progressiva, com um desfecho exigente no País de Gales, pensado para ciclistas explosivos, mas também já propícias aos candidatos à classificação geral.

Depois de anunciarem, em março, que Edimburgo acolheria a Grand Départ, os responsáveis pela prova revelaram agora os perfis das três etapas iniciais. Christian Prudhomme, diretor do Tour, descreveu esta abertura como um «Torneio das Quatro Nações», numa referência à passagem do pelotão pela Escócia, Inglaterra e País de Gales antes da chegada a França.

Grande Partida do Tour de 2027 (foto ASO)

A partida está marcada para sexta-feira, 2 de julho de 2027, permitindo que a transferência para o continente aconteça na segunda-feira seguinte, que será o primeiro dia de descanso dos ciclistas.

A apresentação terá como cenário o castelo medieval que domina Edimburgo, e Prudhomme espera repetir o entusiasmo vivido nas anteriores Grand Départs britânicas, em Londres (2007) e no Yorkshire (2014). «O que mais me marcou foi o sucesso extraordinário junto do público», recorda. «Em Londres, depois do prólogo, o pelotão chegou a parar para aplaudir a multidão. Havia gente por todo o lado, no chão, nos prédios, nas varandas. No Yorkshire, era um verdadeiro túnel de ruído.»

Primeira etapa do Tour 2027 será em Edumburgo, na Escócia (foto ASO)

A primeira etapa desenrola-se maioritariamente em território escocês, atravessando charnecas e paisagens muito rurais, antes de entrar em Inglaterra rumo ao Castelo de Carlisle. «É uma etapa ondulada, mas não muito difícil», explica Prudhomme. «Há apenas uma subida categorizada e longos trechos planos, num cenário absolutamente magnífico.»

Segunda etapa do Tour 2027 terminará em Liverpool, a cidade dos Beetles (foto ASO)

No segundo dia, a partida será em Keswick, no coração do Parque Nacional do Lake District, com chegada a Liverpool, onde a estátua dos Beatles foi recentemente decorada com lenços amarelos. «Esperamos uma afluência enorme», antecipa o diretor. Os últimos 20 quilómetros são planos, mas antes disso os ciclistas enfrentarão cinco subidas categorizadas, a última a cerca de 40 km da meta. «Não são inclinações extremas, mas suficientes para partir o pelotão ou, num cenário ‘à la Mads Pedersen’, reduzir o número de sprinters na chegada.»

O périplo da Volta a França pelo Reino Unido em 2027 terminará na cidade galesa de Cardiff (foto ASO)

A terceira e última etapa desta abertura será totalmente disputada no País de Gales, com sete subidas categorizadas, sobretudo na antiga região mineira, entre Welshpool e Cardiff. «Faz lembrar as clássicas das Ardenas: subidas curtas, mas quase todas íngremes», explica Prudhomme. A última dificuldade, a Côte de Caerphilly, surge a 12 km da meta: são 2 km a uma média de 8,1%, com rampas que chegam aos 15%. Antes disso, a Côte de Hengoed apresenta 700 metros a 11%.

Assim, a exigência aumenta dia após dia. «Velocistas no primeiro dia, velocistas resistentes no segundo, e ciclistas explosivos e candidatos à geral no terceiro», resume Prudhomme. «Provavelmente com pelo menos duas camisolas amarelas diferentes.» As distâncias também prometem testar o pelotão desde cedo: 185 km na etapa inaugural e 223 km em cada um dos dois dias seguintes.