Clau Mendes celebra golo marcado ao Rio Ave (Foto - Casa Pia)
Clau Mendes celebra golo marcado ao Rio Ave (Foto - Casa Pia)

Casa Pia: 551 dias depois, bons olhos o vejam, Clau Mendes

Avançado recuperou de uma grave lesão e aproveitou da melhor maneira os primeiros minutos com a camisola da equipa

Clau Mendes tirou o melhor proveito dos poucos mais de 20 minutos em que esteve em campo pelo Casa Pia frente ao Rio Ave. Aos 83 minutos de jogo, o avançado de 25 anos desmarcou-se e, ao receber o passe de Miguel Sousa, atirou de primeira e a contar.

Uma estreia feliz com a camisola dos gansos, que chegou… 551 dias depois da sua oficialização como reforço do Casa Pia. Foi a 3 de julho de 2024 que o avançado, então com 23 anos, chegou do Cornellá, equipa que acabara de descer à quarta divisão espanhola e pela qual clau Mendes marcara sete golos em 29 encontros na temporada que antecedeu a sua chegada ao Casa Pia.

O azar depois bateu-lhe à porta e teimou em não largá-lo. Ainda durante a pré-época, o internacional pela Guiné-Bissau lesionou-se com gravidade no joelho direito, ao sofrer uma entorse que obrigou a intervenção cirúrgica. E assim começou o caminho das pedras.

Clau Mendes falhou toda a época 2024/25 e praticamente a primeira metade da atual. Só ao dia 14 do último mês de dezembro é que os casapianos receberam a tão ansiada notícia: o avançado estava recuperado e pronto a reintegrar as opções da equipa.

Foi convocado pela primeira vez no empate (0-0) com o Vitória de Guimarães a 28 de dezembro, não saindo do banco de suplentes, mas começou 2026 da melhor maneira do ponto de vista pessoal, uma vez que o seu tento não foi suficiente para evitar o desaire.

Clau Mendes pode mesmo ser uma lufada de ar fresco para o ataque dos gansos. Depois do golo ao Rio Ave, só três colegas de equipa marcaram mais do que Clau esta época: Renato Nhaga, Cassiano (ambos com dois golos) e Livolant (três).

Gonçalo Brandão tem assim praticamente todo o plantel à sua disposição e 10 dias (já que esta segunda-feira o plantel desfruta de folga) para preparar o arranque da segunda volta do campeonato, com a deslocação à casa do Sporting no próximo dia 16 de janeiro. Kaique Rocha é o único indisponível para a equipa devido a lesão.