Caos em Londres: Aeroporto de Heathrow fechado todo o dia por falha de energia
O maior aeroporto da Europa em termos de tráfego de passageiros, Heathrow, vai estar encerrado durante toda esta sexta-feira. O encerramento deve-se a uma falha de energia após um incêndio numa subestação elétrica que serve o aeroporto.
O aeroporto de Lisboa já cancelou 18 das 22 partidas e chegadas de voos de e para o aeroporto londrino.
Due to a fire at an electrical substation supplying the airport, Heathrow is experiencing a significant power outage.
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) March 21, 2025
To maintain the safety of our passengers and colleagues, Heathrow will be closed until 23h59 on 21 March.
Passengers are advised not to travel to the airport… pic.twitter.com/7SWNJP8ojd
Pelo menos 1350 voos, entre partidas e chegadas, já foram afetados, calculando-se que sejam afetados 200 mil passageiros. Alguns voos que já estavam no ar foram desviados para Gatwick, também em Londres, o Charles de Gaulle, em Paris, e o Aeroporto de Shannon, na Irlanda.
London-Heathrow will be closed for ALL of Friday due to a “significant power outage” caused by a fire in an electrical substation.
— Flightradar24 (@flightradar24) March 21, 2025
There are currently 120 aircraft in the air that will be diverting to alternate airports or returning to their origins. https://t.co/TEHf2kJO23 pic.twitter.com/Lot0lsJLz8
O secretário da Energia do Reino Unido, Ed Miliband, classificou o incêndio como «catastrófico» e explicou que também afectou o gerador de reserva. «A [National] Grid está a fazer tudo o que pode para restaurar a energia o mais rapidamente possível em Heathrow. Heathrow diz que o aeroporto estará fechado hoje até à meia-noite, como sabem, mas a rede está a fazer tudo o que pode para tentar restabelecer a energia», disse na BBC.
«Segundo sei, 100.000 casas ficaram sem eletricidade devido a este incêndio durante a noite. Sei que já desceu para 4.000, mas é óbvio que esta é uma situação que está a evoluir rapidamente», acrescentou.
Presidente da câmara fala em perturbações «nos próximos dias»
Sadiq Khan afirmou que Heathrow alertou para «perturbações significativas nos próximos dias»:
(atualizado às 10h43 horas com comunicado de presidente da câmara)