Fábio Silva assistiu Adeyemi para o segundo do Borussia. Foto: IMAGO
Fábio Silva assistiu Adeyemi para o segundo do Borussia. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Bundesliga: Dortmund vence clássico com assistência de Fábio Silva

Borussia levou a melhor, por 2-1, voltou às vitórias no campeonato e ultrapassou os farmacêuticos na classificação

A 12.ª jornada da Bundesliga trouxe um clássico entre dois históricos da Alemanha. Na BayArena, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund enfrentaram-se num duelo intenso, que terminou com um sorriso... amarelo (e preto). Os visitantes - com Fábio Silva, que entrou aos 61' - venceram por 2-1, regressaram aos triunfos no campeonato - após dois empates - e ultrapassaram os farmacêuticos na classificação.

Esperava-se uma partida equilibrada... e assim foi. Nenhuma equipa dominou por completou e os momentos de superioridade foram divididos. No final, valeu a eficácia do conjunto de Dortmund. Sem grandes oportunidades no primeiro tempo, o golo inaugural surgiu já perto do intervalo. Svensson marcou o livre e Anselmino apareceu para cabecear para o fundo das redes (41').

Em desvantagem, a turma de Leverkusen procurou subir no terreno, mas a eficácia voltou a ficar do lado do Borussia. Aos 65', Fábio Silva cruzou certeiro para a cabeça de Adeyemi, que não perdoou e fez o 2-0.

A partir daqui, o Bayer Leverkusen balanceou-se ainda mais para o ataque, procurando levar alguma coisa deste jogo. E conseguiu dar ainda mais emoção aos momentos finais. Maza viu a movimentação de Kofane na grande área e meteu o eférico no pé direito do avançado camaronês, que reduziu a destavantagem (83').

Sem mais alterações até ao apito final, foi mesmo o Dortmund a levar os três pontos, passando a somar 25, mais dois que o Bayer. Na próxima semana, há um... Dortmund-Leverkusen, desta vez, para a Taça.