Renato Sanches protege a bola de Tom Bischof, num duelo no meio-campo, na segunda parte do jogo com o Bayern, em Charlotte
Renato Sanches protege a bola de Tom Bischof, num duelo no meio-campo, na segunda parte do jogo com o Bayern, em Charlotte (Foto: Miguel Nunes)

Benfica: Renato Sanches ainda pode ficar

Revela no Mundial de Clubes qualidades que as lesões esconderam na época. Quer continuar no Benfica. Só em condições especiais haverá acordo com PSG. Mas hipótese é reduzida

Renato Sanches tem impressionado positivamente no Mundial de Clubes e luta para tornar real a reduzida possibilidade de continuar mais uma temporada no Benfica. O médio de 27 anos mostrou em três jogos aquilo que as constantes lesões esconderam durante a época. A hipótese de ficar na Luz ganha força mas ainda é reduzida.

Renato Sanches quer continuar no Benfica, sente-se bem e sabe que não pôde oferecer aquilo que dele esperavam. Viveu momentos muito difíceis, quebrou emocionalmente sempre que uma lesão o atirou para o departamento médico, mas voltou, com conforto e carinho de todos, sempre com determinação de mostrar que é válido e pode ser importante.

Esteve em bom nível nos três jogos do Mundial — foi titular com o Boca Juniors e o Bayern, entrou na segunda parte com o Auckland City para marcar um golo. E provou que não há alguém no plantel com semelhante capacidade de queimar linhas adversárias com bola no pé.

«Renato fez grande exibição e é grande jogador. Estamos muito felizes com o desempenho dele neste Mundial. Pode fazer várias posições», disse Lage, depois da vitória sobre o Bayern.

O Benfica não ignora este momento de Renato Sanches. Como, na mesma medida, não ignora as lesões que impediram o médio de dar contributo à equipa durante a época — antes dos EUA somou 18 jogos e apenas três como titular.

Para Renato Sanches continuar vários fatores teriam de conjugar-se. Desde logo o Benfica não pagará ao PSG a cláusula de compra de €10 milhões. E só aceitaria manter o médio mais um ano em condições semelhantes ou ainda mais favoráveis que nesta época, na qual ficou estabelecido que estaria obrigado a fazer pagamentos de salário desde que o médio completasse séries de determinado número de jogos. O que não se verificou.

A continuidade de Renato Sanches estará ainda mais dependente do que o Benfica fizer neste mercado de transferências. Os encarnados estão a tentar contratar um médio-centro — Thiago Almada é o preferido — que pode ocupar o lugar no plantel que pertence agora a Renato Sanches. As prioridades do Benfica, como tal, são outras para a posição.

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Sugestão de vídeo: