João Pedro Sousa vai tentar chegar à primeira vitória com o emblema avense. Fotografia: Aves SAD
João Pedro Sousa vai tentar chegar à primeira vitória com o emblema avense. Fotografia: Aves SAD

Aves SAD: universos paralelos em confronto no jogo com o Fornos de Algodres

No sábado, o último classificado da Liga Portugal Betclic irá enfrentar o líder do campeonato distrital da Guarda

O Aves SAD desloca-se este sábado ao terreno do Fornos de Algodres para disputar a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, naquele que será o terceiro jogo de João Pedro Sousa no comando técnico.

A eliminatória coloca frente a frente duas realidades muito diferentes: de um lado, uma equipa do principal escalão do futebol português. Do outro, um emblema da 1.ª Divisão Distrital da Guarda. Ainda assim, apesar do claro favoritismo do Aves SAD, os contextos de forma recente deixam antever um duelo mais equilibrado do que as divisões sugerem. 

A formação avense está a atravessar um início de temporada muito complicado, somando apenas um ponto nas primeiras oito jornadas da Liga Portugal Betclic. Afastada dos resultados positivos e ainda em construção após a chegada do novo treinador, a equipa vê na Taça de Portugal uma oportunidade para reagir e conquistar a primeira vitória oficial da época. 

Em sentido inverso, o Fornos de Algodres vive um momento de grande confiança. Os beirões só têm vitórias esta temporada: três jogos, três triunfos e 10 golos marcados. Na Taça, afastaram o Charneca de Caparica com um triunfo por 3-1 na 2.ª eliminatória. No campeonato distrital, entraram da melhor forma, vencendo VF Naves (3-0) e Sporting de Mêda (4-0). No último encontro, o destaque foi Luisinho, avançado de 35 anos formado no Sporting, que já passou por Académico de Viseu, Tondela e Boavista, e que assinou os quatro golos do triunfo.

Será, por isso, um duelo entre necessidade e ambição: o Aves SAD procura serenar a turbulência de um arranque negativo, enquanto o Fornos de Algodres joga sem pressão e com a motivação de poder realizar uma das surpresas da ronda em casa, perante os seus adeptos.