Aves SAD na derrota caseira frente ao Benfica - Fotografia: Catarina Morais/Kapta+
Aves SAD na derrota caseira frente ao Benfica - Fotografia: Catarina Morais/Kapta+

Aves SAD: Rio Ave é exemplo e oportunidade para fintar registo desanimador

A última equipa que conseguiu a permanência, estando em pior posição do que o atual Aves SAD, à 12.ª jornada, foi o Rio Ave em 1996/97

Não é preciso ir muito longe para encontrar uma equipa que, à 12.ª jornada, tinha um pior registo do que o Aves SAD - atualmente com três pontos. Em 2022/23, o Paços de Ferreira somava apenas dois pontos. Os castores estiveram 15 jogos para fazer 3 pontos, tendo acabado por vencer na jornada seguinte (a apenas um jogo do fim da primeira volta). No final da temporada, desceram de divisão.

É necessário, no entanto, recuar quase 30 anos para encontrar uma equipa com ainda menos pontos do que os avenses e que, no final da época, tenha garantido a permanência. Em 1996/97, o Rio Ave tinha apenas dois pontos e, no final, conseguiu safar-se. Os vilacondenses terminaram a época em 15. ° — um lugar e dois pontos acima da descida. Contudo, (tal como no exemplo anterior) também só venceram à 16.ª jornada.

Neste século, nenhuma equipa sem vitórias nos primeiros 12 jogos conseguiu garantir a permanência na Liga.

Em 2007/08 (num campeonato com 16 equipas), o Leiria tinha apenas cinco empates nesta fase da competição. Só conseguiu vencer no segundo jogo da segunda volta do campeonato (17.ª jornada). Na altura, com uma vitória por 3-1 sobre a Académica. A equipa do Lis acabou por vencer apenas mais duas vezes - frente ao SC Braga (1-0) e Sporting (4-1) - e ficou em último lugar com 13 pontos.

Em 2014/15, o Gil Vicente também não se livrou da descida após ter somado uma mão cheia de empates e seis derrotas nos 11 primeiros jogos. Nessa época, os galos demoraram ainda mais cinco jornadas a vencer. Desceram com 23 pontos, mais um do que o Penafiel.

A equipa de João Pedro Sousa deverá agora agarrar-se aos bons exemplos - como o do Rio Ave em 1996/97 - e tentar fintar o atual registo desanimador. É precisamente contra os riovistas que a turma do concelho de Santo Tirso tem a próxima oportunidade (sábado às 18h), para mudar de rumo.