Apresentada a 'Trionda', a bola oficial do Mundial de 2026

Bola presta homenagem às três nações anfitriãs da prova

A adidas apresentou a bola oficial de jogo do Mundial de 2026, dando início à contagem decrescente para o maior torneio internacional de futebol do mundo.

A «Trionda» presta homenagem às três nações anfitriãs – Canadá, México e Estados Unidos. A estrutura inovadora de quatro painéis foi concebida para o mais alto desempenho. O design em forma de onda evoca o significado do nome da bola. Cada painel ostenta as cores de cada país – vermelho, azul e verde – que se encontram em triângulo no centro do painel, simbolizando as três nações que organizarão o torneio em conjunto pela primeira vez.

Os países anfitriões são também representados pelos símbolos presenta na bola: a Estrela para os EUA, a Folha de Ácer para o Canadá e a Águia para o México. O design é complementado por detalhes dourados que prestam homenagem ao troféu do Campeonato do Mundo da FIFA, realçando os motivos na superfície da bola – a cor do campeão na bola do campeão.

Em termos de desempenho, a estrutura de quatro painéis apresenta costuras profundas, reentrâncias estrategicamente colocadas e símbolos nacionais em relevo. Este design garante uma estabilidade de voo ótima, criando uma resistência aerodinâmica suficiente e uniformemente distribuída no ar. Os ícones em relevo proporcionam ainda uma melhor aderência ao driblar ou rematar, especialmente em condições húmidas ou com neblina.

A nova bola incorpora também o mais recente desenvolvimento da Adidas Connected Ball Technology, que surge pela primeira vez sob a forma de um sistema de chip integrado num painel lateral. O chip sensor da unidade de medição inercial (IMU) de 500 Hz está localizado numa camada especialmente concebida num dos painéis, em vez de estar suspenso no centro. Os contrapesos integrados nos outros três painéis garantem a estabilidade de voo e o equilíbrio.

Esta tecnologia oferece uma visão sem precedentes de cada elemento de movimento da bola: o sistema transmite dados precisos em tempo real para o sistema de videoárbitro (VAR), que, combinado com os dados de posição dos jogadores e inteligência artificial, pode ajudar os árbitros a tomar decisões de fora de jogo mais rápidas. A adidas Connected Ball Technology, desenvolvida em conjunto com a Kinexon, pode também ajudar os árbitros a identificar cada toque na bola, reduzindo o tempo necessário para resolver casos controversos – como toques de mão.

A bola oficial de jogo custa 160 € e está disponível a partir desta sexta-feira nas lojas Adidas, afirma o comunicado da marca alemã.