Kiki Musampa (FOTO: IMAGO) - Foto: IMAGO

Antigo jogador de Ajax, Atl. Madrid e Man. City detido por suspeita de fraude

Kiki Musampa, atual treinador adjunto do Ajax B, foi detido e interrogado pela polícia na terça-feira

Kiki Musampa, antigo jogador de clubes como Ajax, Atlético de Madrid ou Manchester City, foi detido e interrogado pela polícia neerlandesa na terça-feira. Segundo avança o Het Parool, está em curso uma investigação criminal por fraude fiscal.

A residência de Musampa foi alvo de buscas, nas quais foram apreendidos vários documentos e bens de luxo. Além disso, também o contabilista do ex-futebolista foi detido.

O antigo avançado, atualmente com 48 anos, tem tido problemas com as finanças há vários anos. No mês passado, um imóvel de alto valor que lhe pertencia no centro de Amesterdão foi penhorado. A propriedade deveria ter sido leiloada publicamente na semana passada, mas o leilão foi adiado à última hora.

Musampa e o seu contabilista são suspeitos de fraude fiscal nas declarações de imposto sobre o rendimento ao longo de vários anos, informaram as autoridades financeiras locais (Fiod). Foram detidos e interrogados na terça-feira. Musampa, atual treinador adjunto nas camadas jovens do Ajax, foi libertado na quarta-feira, ao início da tarde, enquanto o seu contabilista continua detido.

De acordo com o Foid, a dupla alega que Musampa é tributável no estrangeiro, mas as finanças locais não concordam. «Presumivelmente, possuía vários bens nos Países Baixos, incluindo uma casa e contas bancárias», escreveu o organismo, em comunicado. «Além disso, trabalha nos Países Baixos [no Ajax, nota da redação] e recebe rendimentos nos Países Baixos», lê-se ainda.

O Ajax também reagiu à notícia. «O clube tomou conhecimento da informação e considera prematuro comentar o conteúdo», afirmou um porta-voz do clube.