Adeptos do Brighton e do AEK são atingidos por gás lacrimogéneo
O Brighton garantiu o apuramento da fase de grupos da Liga Europa ao vencer no terreno do AEK Atenas (0-1) esta quinta-feira. No entanto, a noite histórica do clube inglês não terminou da melhor maneira para os seus adeptos.
Após o apito final, a polícia tentava afastar uns adeptos do AEK que se recusavam a abandonar uma zona próxima à dos fãs do Brighton. Para isso, usou gás lacrimogénio, mas este acabou por ir parar aos adeptos ingleses, que tiveram de tapar a boca e o nariz para conseguirem respirar
So they’ve tear gassed us by mistake #bhafc pic.twitter.com/g2I1M6Kjxf
— BennettsFieldBunny🏴🇬🇧 🇺🇦 🇮🇱 (@BennettsField) November 30, 2023
Um representante da polícia de Sussex que acompanha os adeptos do Brighton, Darren Balkham, relatou na rede social X o que ocorreu.
«O gás lacrimogénio lançado do final do jogo era dirigido aos adeptos do AEK, que não abandonavam o recinto. Foram disparados vários canhões, o que fez com o gás voltasse para dentro do estádio (…) A polícia elogiou o comportamento dos adeptos do Brighton.»
1/2 The tear gas that was deployed at the end of the game was at AEK supporters who wouldn’t clear the bowl or immediate area. A number of cannisters were fired resulting in the gas coming back into the stadium due to the still night. I know a number of you were affected
— PC Darren Balkham (@suspolbhafc) November 30, 2023
2/2 (as were we) we gave reassurance to those who needed it straight after and informed fans of what had happened. To be clear this was not aimed at Brighton fans at all and police have praised your excellent behaviour.
— PC Darren Balkham (@suspolbhafc) November 30, 2023
A fazer a sua estreia nas competições europeias, o Brighton já garantiu terminar num dos primeiros dois lugares do Grupo B da Liga Europa. Tem 10 pontos, menos um do que o Marselha, que recebe na última jornada da fase de grupos.