A principal claque do Boavista esteve na génese da criação do Panteras Negras FC - Foto: A BOLA
A principal claque do Boavista esteve na génese da criação do Panteras Negras FC - Foto: A BOLA

Adeptos do Boavista criam petição para clube se tornar Património Imaterial

Clube axadrezado desistiu de competir na distrital e sócios reagiram

Depois da desistência do Boavista FC da I Divisão da AF Porto, um grupo de adeptos do clube decidiu criar uma petição a apelar à Câmara Municipal do Porto para o histórico emblema axadrezado se tornar num Património Imaterial de Interesse Municipal.

A petição «Boavista Futebol Clube: Mais que um Clube, um símbolo da Cidade» foi criada no dia 13 de novembro, quinta-feira, e, até agora, tem 133 assinaturas. «Nós, cidadãos, sócios e simpatizantes do Boavista Futebol Clube, vimos por este meio solicitar à Câmara Municipal do Porto que...», pode-ser ler no texto, dividido em cinco pontos.

«1. Reconheça o Boavista Futebol Clube como Património Imaterial de Interesse Municipal, nos termos da Lei n.º 107/2001 e do Regulamento Municipal do Património Cultural, em virtude do seu papel histórico, social e cultural na cidade do Porto desde 1903;

2. Garanta a proteção jurídica do nome, símbolos e valores culturais do Boavista FC, assegurando que estes não possam ser utilizados ou alterados sem autorização expressa do clube associativo e da Câmara;

3. Promova a preservação do Estádio do Bessa e demais património físico do clube como bens de interesse cultural e desportivo, assegurando o seu uso em benefício da comunidade;

4. Acompanhe institucionalmente o processo da SAD Boavista FC, protegendo o património e a identidade do clube associativo, garantindo o futuro do Boavista enquanto instituição cultural e desportiva do Porto;

5. Considere a criação de apoios financeiros e logísticos para o Boavista Clube, reforçando a sua sustentabilidade enquanto associação cultural e desportiva.»

Isto numa altura em que a SAD do Boavista continua a disputar a Liga Pro da AF Porto e conseguiu a sua primeira vitória no campeonato esta temporada, ao vencer em casa o Lousada, por 3-1, mas mantém-se no último lugar.