A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Benfica-Fenerbahçe
2' Archie Brown fica a pedir penálti por suposto pontapé de Richard Ríos, mas o jogador encarnado pontapeou de forma clara a bola, sendo que a sua perna, na continuidade do movimento, ficou por entre as pernas do seu adversário, não o pontapeando. Boa decisão, sem penálti.
14' Muito bem o VAR ao fazer uma intervenção onde anulou o golo aos encarnados por fora de jogo, pois no momento do toque na bola feito com o pé esquerdo por Vangelis Pavlidis, o seu colega, Leandro Barreiro, que estava em posição de fora de jogo, esticou a perna direita e ao tentar jogar a bola acertou na perna de Nélson Semedo. Com esta ação tomou claramente parte ativa na jogada. Lei 11, fora de jogo, página 103, golo anulado por interferir com o adversário, quando Leandro Barreiro disputa a bola com Nélson Semedo.
António Silva marcou mas viu o golo anulado ❌#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #SLBenfica #Fenerbahçe pic.twitter.com/44XtL36VtE
— sport tv (@sporttvportugal) August 27, 2025
23' Golo anulado ao Benfica por suposta falta atacante de Leandro Barreiro sobre Archie Brown, pois no entender do árbitro quando a bola foi cruzada para a área o jogador encarnado empurrou o adversário e com isso ficou com a possibilidade de cabecear a bola para a baliza e finalizar. Contudo, com as diversas repetições, sobretudo com a câmara por trás da baliza, vê-se que por um instante há um toque ligeiro e sobretudo inconsequente que não era suficiente para provocar a queda, ou seja, o jogador do Fenerbahçe caiu de forma fácil assim que sentiu o toque. Única dúvida que nas repetições não se vê: um eventual toque dado no pé direito. Mas na única repetição onde seria possível ver, a trave da baliza tapa o possível contacto. Perante o protocolo, entende-se a não intervenção do VAR, pois havendo uma mão nas costas, mesmo que por instantes, trata-se de interpretar a consequência ou intensidade.
Novo golo anulado ao Benfica ❌#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #SLBenfica #Fenerbahçe pic.twitter.com/Xydy7TXzbX
— sport tv (@sporttvportugal) August 27, 2025
25' Otamendi carrega de forma legal Talisca; aliás, atravessou-se pela frente levando à queda do avançado da equipa turca. Ato contínuo, e como o árbitro não parou o jogo, Fred, para travar a jogada, veio por trás e tocou com o seu joelho esquerdo no pé direito de Leandro Barreiro, com o esférico já fora do local. Uma entrada por trás, negligente, fora de tempo, passível de amarelo que não foi mostrado.
Otamendi não teve pena de Talisca 🤕#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #SLBenfica #Fenerbahçe pic.twitter.com/I28RAyoZab
— sport tv (@sporttvportugal) August 27, 2025
30' Cartão amarelo bem mostrado a Sofyan Amrabat, porque com intenção única e exclusiva de destruir a jogada veio por trás e carregou e derrubou Leandro Barreiro.
35' Golo legal dos encarnados sem qualquer infração ao nível do fora de jogo, nomeadamente na construção da jogada. Kerem Akturkoglu passou a bola para Frederik Aursnes, que estava no corredor direito, e quem estava a legalizar essa posição era Mert Muldur.
À terceira foi de vez 🦅
— sport tv (@sporttvportugal) August 27, 2025
Aktürkoğlu a abrir o marcador 🔥#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #SLBenfica #Fenerbahçe pic.twitter.com/YY3kOVZFgG
45+4' Ficou amarelo por mostrar a Oosterwolde por entrada negligente de sola com o pé esquerdo no tornozelo direito de Otamendi.
50' Oosterwolde, ao subir na vertical para saltar à bola, acaba por de forma imprudente acertar com o cotovelo direito na nuca de Akturkoglu, derrubando-o e impedindo-o de saltar e jogar a bola. Pontapé de penálti por assinalar.
64' Ficou amarelo por mostrar a Ismail Yuksek: por trás, com a sola da bota e de pitons, cravou no calcanhar de Richard Ríos, entrada dura, negligente e passível de sanção disciplinar.
Yüksek só queria a chuteira do Rios 😅#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #SLBenfica #Fenerbahçe pic.twitter.com/Ut8DP4hzQl
— sport tv (@sporttvportugal) August 27, 2025
69' Cartão amarelo bem mostrado a Leandro Barreiro por protestos excessivos e veementes para com o árbitro, após falta bem sancionada que o jogador encarnado fez quando, com ambas as mãos, agarrou e desequilibrou Ismail Yuksek.
79' Amarelo correto para Talisca, que vem em corrida por trás e empurra nas costas Ivanovic com o intuito de parar a jogada.
80' Sem penálti. Oosterwolde cabeceia a bola e esta vai de imediato no seu movimento descendente bater no seu próprio braço esquerdo. Uma bola de ressalto, de perto e contra o braço que está em posição natural para o gesto técnico que estava a fazer.
81' Talisca viu de forma correta o segundo cartão amarelo e consequente vermelho por acumulação. Na ocasião, abriu o seu braço esquerdo e de forma deliberada acertou com o cotovelo esquerdo no rosto de Enzo Barrenechea. Relembrar que mãos, braços e cotovelos ao nível de cabeça, cara e nuca dos adversários (zona que tem de ser protegida) são normalmente punidos disciplinarmente.
Não foi o regresso esperado de Talisca à Luz 🥶#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #SLBenfica #Fenerbahçe pic.twitter.com/6A0fpIf4PF
— sport tv (@sporttvportugal) August 27, 2025
85' Amarelo bem mostrado a António Silva, pois ao saltar acertou com braço e mão direita na cabeça de En-Nesyri.
87' Amarelo para Çaglar Soyuncu, bem mostrado, por derrubar Andreas Schjelderup perto da área, cortando desta forma um ataque prometedor.
Positivo
O VAR a descortinar um fora de jogo com anulação do que seria o primeiro golo do jogo e o segundo amarelo a Talisca.
Negativo
Um penálti por assinalar e um golo anulado muito duvidoso, ambos a favor do Benfica, e vários cartões por mostrar.