Marrocos-Nova Caledónia - Foto: equipedumaroc
Marrocos-Nova Caledónia - Foto: equipedumaroc

16-0! Marrocos consegue a maior goleada de sempre em Mundiais

Marroquinos precisavam de uma grande goleada para terem hipóteses de avançar para a próxima fase do Campeonato do Mundo de sub-17 e conseguiram-na

16-0! Marrocos fez história em Doha, este domingo, ao golear a Nova Caledónia, por 16-0, no terceiro e último jogo da fase de grupos do Mundial sub-17. Este triunfo permitiu aos marroquinos subir ao terceiro lugar e recuperar a sua diferença de golos de 0-8 para 16-8 (+8), dando grandes hipóteses de avançar para a próxima fase a eliminar como um dos melhores terceiros, após derrotas com Portugal e Japão nas rondas inaugurais.

O jogo decorreu ao mesmo tempo do confronto entre japoneses e portugueses (1-2), embora não tivesse qualquer interferência, e foram precisos apenas três minutos para chegar ao primeiro golo. Aos 18 minutos o resultado já estava 3-0 e ao intervalo era de 7-0, após duas expulsões aos 22' e 31' do adversário. Na segunda parte aumentaram o nível e aproveitaram a superioridade numérica de mais 2, marcando outros 9 golos e chegando aos 16-0. Seis jogadores bisaram: Ibn Salah, Eddaoudi, Haddani, Baha, El Aoud e Ouazane.

Esta foi a maior vitória de sempre em todas as categorias de Mundiais masculinos (sénior, sub-20 e sub-17), ainda por larga margem. Antes, o recorde pertencia à Espanha, que venceu a Nova Zelândia por 13-0, no Egito, em 1997. Em sub-20, o recorde é da Noruega às Honduras (12-0), na Polónia, em 2019, enquanto no futebol sénior é da Hungria a El Salvador, por 10-1, em 1982, Espanha.