Estoril aplica 'chapa 5' ao Belenenses

Taça da Liga Estoril aplica 'chapa 5' ao Belenenses

NACIONAL29.07.202323:35

O Estoril segue invicto desde o arranque para a pré-temporada e voltou não só a vencer, como também convenceu, na receção ao Belenenses, adversário que goleou por concludentes 5-1 para assegurar a qualificação para a fase de grupos da Taça da Liga.

Precisamente duas semanas depois de se terem encontrado num duelo de pré-época - e no mesmo palco, o Estádio António Coimbra da Mota - Estoril e Belenenses reeditaram um antigo 'dérbi da Linha de Cascais'. Os 'canarinhos' tiveram de esperar pela longa 'odisseia' dos azuis do Restelo, que há cinco anos reiniciaram o seu percurso nas distritais e escalaram divisões, ano após ano, até ao regresso às competições profissionais.

O início foi bem dividido e o Estoril dispôs de boas ocasiões para marcar, aos 20 e 24 minutos, por Ivan Pavlic, que na área contrária derrubou Sana Gomes para penálti. No entanto, Duarte Valente falhou a conversão aos 35'. A partida ameaçava seguir sem golos até ao descanso, mas perto do intervalo, aos 45+2, Cassiano atirou para defesa apertada de Guilherme Oliveira, ficando a bola disponível para uma recarga pronta de Rodrigo Martins para o 1-0.

Rodrigo Martins transportou a inspiração para o segundo tempo e aos 55 minutos, após uma recuperação de bola na zona de meio-campo, o camisola 7 do Estoril tabelou em progressão na área do Belenenses e serviu Tiago Araújo, que em superioridade numérica perante o guardião Guilherme atirou para o 2-0... e o Estoril não se ficaria por aí, chegando ao 3-0 pouco após a passagem da hora de jogo (64 minutos).

O Belenenses procurava sair com a bola jogável, mas Miguel Tavares deixou-se antecipar por Volnei, que pressionou em zona adiantada e não hesitou em rematar, com violência, para o 3-0 e pouco depois, aos 74, os 'canarinhos' chegaram ao 4-0, através de nova jogada coletiva que culminou com um 'amortie' de cabeça de Heriberto Tavares para a finalização de João Carlos, que havia entrado em jogo cinco minutos antes.

Os instantes finais ainda registariam mais um golo para cada lado, com a goleada estorilista a chegar aos cinco golos aos 89´, numa boa colocação de Pedro Álvaro, central que se encontrava na área contrária para uma bola parada e acabou a servir João Carlos para um 'bis' em pouco mais de quinze minutos em campo. A instantes do apito final, o Belenenses conseguiu entrar no marcador através de um remate em zona frontal de Midana Sambu (90+2').