Presidente da FIA investigado por interferência numa corrida
Mohammed Ben Sulayem com Max Verstappen no GP do Bahrain (Foto IMAGO)

Presidente da FIA investigado por interferência numa corrida

FÓRMULA 104.03.202418:45

Denúncia anónima coloca Mohammed Ben Sulayem sob suspeita; terá tentado anular penalização a Fernando Alonso (Aston Martin) no GP da Arábia Saudita do ano passado

A FIA já iniciou uma investigação ao seu próprio presidente, Mohammed Ben Sulayem, confirmou a BBC, ainda que sem qualquer reação oficial das duas partes.

Uma denúncia anónima colocou a FIA a par de tentativa de interferência no GP da Arábia Saudita do ano passado por parte daquele que também é conhecido como Sheikh Abdullah bin Hamad bin Isa Al Khalifa, que à altura era vice-presidente da FIFA para o desporto nas regiões do Médio Oriente e Norte de África.

Então na Arábia Saudita em representação oficial, Mohammed Ben Sulayem terá procurado deixar claro que a penalização de 10 segundos aplicada a Fernando Alonso (por ter feito trabalhos no carro quando cumpria já penalização de 5 segundos) deveria ser revogada, tendo a mesmo feito o piloto cair da terceira para a quarta posição. Ou seja, Ben Sulayem teria a intenção de devolver Fernando Alonso ao pódio da corrida.

Um relatório a que a BBC teve acesso revela que Ben Sulayem «quis que os stewards voltassem atrás na decisão».

O Comité de Ética da FIA está a investigar o caso e o inquérito em curso pode estender-se por quatro a seis semanas.

Este novo escândalo surge depois do pretenso epílogo à volta do caso envolvendo o chefe da Red Bull, Christian Horner.