Max Verstappen conquista primeira 'pole' da temporada
Max Verstappen no RB20, na qualificação do Grande Prémio de Bahrein (IMAGO/Motorsport Images)

Max Verstappen conquista primeira 'pole' da temporada

FÓRMULA 101.03.202417:04

Neerlandês superou Charles Leclerc em Ferrari, em segundo, e George Russell da Mercedes, em terceiro, na qualificação do Grande Prémio de Bahrein

Começou a nova temporada de Fórmula 1, mas o tricampeão em título mantém o estatuto de piloto mais rápido. Max Verstappen conseguiu a primeira pole de 2024 no Grande Prémio de Bahrein ao superar Charles Leclerc (+0,228 segundos), em Ferrari, e George Russell da Mercedes (+ 0,306 segundos), mas, curiosamente, o tempo que lhe deu o primeiro lugar foi ligeiramente mais lento do que se verificou na segunda fase de qualificação (Q2) - (+0,014 segundos do tempo do monegasco).

«Foi muito divertido, o asfalto tinha muita aderência, mas o vento tornou as condições mais complicadas. Foi difícil fazer uma volta sem erros. Foi um pouco inesperado conseguir a pole, mas estou muito contente com o carro. Disse ontem que precisamos de configurá-lo e encontrar o balanço perfeito e conseguimos fazer tudo bem. Demos um bom passo em frente na qualificação. A corrida vai ser renhida também. Estou confiante», atirou Verstappen no final da prova.

À beira do pódio ficaram Carlos Sainz (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull). Fernando Alonso (Aston Martin) fez apenas uma volta, sem mais ninguém em pista, mas foi suficiente para chegar à sexta posição. Seguiram-se os pilotos da McLaren - Lando Norris e Oscar Piastri - em 7.º e 8.º, num circuito que tem sido difícil para este construtor nos últimos dois anos. Lewis Hamilton (Mercedes) não foi além do 9.º e Nico Hulkenberg (Haas) surpreendeu ao colocar o VF-24 no 'top-10'.

No Q2 foram eliminados Yuki Tsunoda (RB), Lance Stroll (Aston Martin), Alexander Albon (Williams), Daniel Ricciardo (RB) e Kevin Magnussen (Haas). Importante registar ainda a confirmação do pior cenário da Alpine - Esteban Ocon foi 19.º e Pierre Gasly 20.º -, que passou do quarto carro mais rápido em 2022 para o mais lento - para já - na qualificação. Logan Sargeant (Williams) e os pilotos da Kick Sauber, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, também se ficaram pela Q1.

(notícia atualizada às 17.21 H)