Torneios de pares estão em risco e algo vai ter de mudar
Craig Tiley, diretor do Open de Austrália (IMAGO/AAP)

Torneios de pares estão em risco e algo vai ter de mudar

TÉNIS29.01.202416:51

ATP está a estudar revisão nestas provas; fonte próxima do processo refere ainda que futuro destas competições é incerto

Craig Tiley afirmou esta segunda-feira que a continuidade dos torneios de pares está em risco. O diretor do Open da Austrália refere que é defensor desta vertente, mas que as atuais recompensas das provas – ranking, prémio monetário, etc – têm de ser repensadas.

«Penso que talvez nos tenhamos perdido um pouco, não estamos a ser suficientemente ambiciosos», disse Tiley. «Temos de acertar as coisas e não podemos continuar assim e tomar algumas decisões», frisou.

A ATP está a estudar uma revisão desta vertente e uma fonte próxima do processo avançou ao jornal inglês The Guardian que as provas de duplas «podem não ter muito futuro e muito menos no seu estado atual».

Mathew Ebden, vencedor do torneio de pares do Open de Austrália de 2024 e membro do Conselho de Jogadores da ATP, referiu que se sentiu «um bocado ignorado» na final, devido à baixa assistência. O tenista referiu que ajudou a iniciar o processo de revisão, afirmando que esta deve «descobrir o verdadeiro objetivo dos pares - onde se enquadram, porque existem, porque são valorizados, se não o são, porque não o são».

«Há espaço para o ténis de pares, para que os adeptos se envolvam, mais perto do campo, talvez com música, talvez sem se sentarem depois de um final. Manter o jogo a decorrer, mantê-lo interativo», concluiu.