Taça das Nações: Seleção na Suíça para primeiro teste de Paulo Freitas
Paulo Freitas no primeiro estágio com seleção de hóquei patins (FPP)

Taça das Nações: Seleção na Suíça para primeiro teste de Paulo Freitas

HÓQUEI EM PATINS26.03.202418:15

Equipa das Quinas teve apenas três dias de preparação para a prova; primeiro jogo de Portugal é na quarta-feira frente à formação helvética, às 20 h

A Seleção Nacional inicia esta quarta-feira a 69.ª edição da Taça das Nações, em Montreux, na estreia de Paulo Freitas como técnico nacional. Em três dias, Portugal tem outros tantos jogos, sendo o primeiro contra a Suíça (20 h). O antigo treinador do Óquei de Barcelos – abandonou o cargo a 13 de fevereiro – teve apenas três dias de preparação antes da seleção lusa rumar ao país helvético para iniciar a prova, admitindo que «não é muito [tempo] para preparar a equipa. 

«Não é fácil, obviamente, e é o primeiro contacto que tenho com este grupo de trabalho. Estamos a falar praticamente de cinco unidades de treino. Vamos tentar encontrar aqui as melhores soluções de uma forma muito global, para que com estas quatro/cinco ideias possamos pensar todos da mesma forma», apontou.

A seleção parte em máxima força - Ângelo Girão e Xano Edo (guarda-redes), Nuno Santos, Xavier Cardoso e Hélder Nunes (backs), Gonçalo Alves, Rafa e João Souto (alas) e João Rodrigues e Gonçalo Pinto (pivôs) -, procurando defender o estatuto de equipa mais vencedora desta competição (19), sendo que a última foi conquistada em 2019.

Apesar do pouco tempo de preparação, Paulo Freitas referiu que comitiva tem «muito boas sensações», destacando ainda que o evento «permite aferir algumas dinâmicas coletivas» e procurar entender que ajustes vão ser necessários fazer.

CALENDÁRIO DOS JOGOS DA SELEÇÃO - TAÇA DAS NAÇÕES

Fase de grupos:
27 de março: Portugal-Suíça (20 h)
28 de março: França-Portugal (20 h)
29 de março: Portugal-Espanha (20 h)

Meias-finais:
30 de março

Final:
31 de março

«Vamos ter do outro lado opositores que nos vão obrigar a estarmos no nosso melhor, e só a nossa melhor versão de Portugal vai conseguir ultrapassar os obstáculos que vão aparecer. Até para perspetivar situações futuras e percebermos se alguns ajustes podem ser feitos ou não, ou se ficamos satisfeitos com o trabalho que vai ser desenvolvido por este grupo de atletas.» sublinhou.

A equipa das Quinas está no grupo B, juntamente com a Suíça, França e Espanha. Quinta-feira, o conjunto português defronta o gaulês (20 h) e na sexta-feira a equipa espanhola. As duas melhores equipas de cada agrupamento avançam para as meias-finais, disputadas no sábado, e a final realiza-se no domingo.

Este vídeo também pode ser do interesse: