Surpresa: ABC vence FC Porto no Dragão e deixa o Sporting mais isolado
O ABC derrubou o FC Porto na Dragão Arena (FC Porto)

Surpresa: ABC vence FC Porto no Dragão e deixa o Sporting mais isolado

ANDEBOL25.02.202416:50

Triunfo dos bracarenses permite aos leões aumentar para sete pontos de vantagem

O ABC protagonizou neste domingo uma grande surpresa no Dragão Arena, mas só para quem não viu o jogo.

Os bracarenses venceram por 32-28, resultado que permite ao Sporting sair da 19.ª jornada com mais sete pontos do que os dragões, que passam também a ter apenas mais um do que o Benfica.

O FC Porto entrou forte na partida e antes dos 10 minutos já venciam por quatro golos de diferença (6-2). Com Rêma a mostrar-se um monstro aos seis metros – foram cinco defesas no primeiro quarto de hora – os dragões mantiveram-se na frente até ao intervalo, apesar da aproximação dos bracarenses.

O ABC desperdiçou três oportunidades para empatar nos últimos dez minutos da primeira parte, e perdia por 14-12 ao intervalo. A abrir a segunda parte, porém, os bracarenses empataram mesmo, ao concretizar os dois primeiros ataques, chegando aos 14-14 aos 35 minutos.

E pouco depois, o ABC passou mesmo para a frente pela primeira vez (17-16) e, em vantagem numérica após Brannberger ser excluído duas vezes em poucos minutos, os bracarenses chegaram mesmo aos dois golos de vantagem (18-16), o que levou Carlos Resende a pedir um desconto de tempo.

A defender muito bem, o que lhes valeu alguns contra-ataques, e a mostrar paciência no ataque organizado, os bracarenses dispararam depois para quatro golos de diferença, a pouco mais de 15 minutos do final.

O treinador do FC Porto pediu um segundo desconto de tempo cerca de cinco muitos depois, apostando no 7x6 para tentar contrariar a organização defensiva do ABC, mas não impediu que o ABC aumentasse a vantagem para 22-17.

A reação dos dragões permitiu encurtar para três golos de diferença a 10 minutos do final, mas continuavam as dificuldades portistas em travar o ataque do ABC, que começaram a ser atenuadas com a mudança do sistema defensivo para 5x1.

Isso permitiu ao FC Porto reduzir para 27-26, resultado que se registava a cinco minutos do final. Mas o FC Porto jogava no risco total e um par de ataques desperdiçados pelos dragões a jogar sem guarda-redes permitiram ao ABC voltar aos cinco golos de vantagem (31-26) a menos de dois minutos do final, graças a um muro de nome Humberto Gomes que se ergueu na baliza do ABC.

O guardião de 46 anos fez quatro defesas nos últimos cinco minutos e segurou o triunfo na Dragão Arena.

O FC Porto somou assim a quarta derrota consecutiva – duas na Champions e outras duas no campeonato, e a tarefa fica muito complicada para os dragões ainda irem em busca do Sporting, numa segunda fase em que as equipas partem com metade dos pontos somados na fase regular.

Desde 2017 que o ABC não vencia o FC Porto, era na altura Carlos Resende o treinador dos bracarenses, enquanto o treinador dos dragões era… Ricardo Costa, hoje técnico do Sporting.  

Nota ainda para alguns lenços brancos e contestação dos adeptos portistas ao treinador Carlos Resende, no final da partida.