Sporting com teste de Champions... na Liga Europeia
Sporting venceu o Póvoa na 18.ª jornada do campeonato (Sporting)

Sporting com teste de Champions... na Liga Europeia

ANDEBOL12.02.202420:05

Leões recebem Dín. Bucareste na primeira jornada da main round, uma equipa que esteve em seis das últimas sete edições da Liga dos Campeões

Agora vai ser a doer! Depois do Europeu, que contou com a participação da Seleção, o Sporting teve três jogos nas competições internas que venceu com diferenças de 28, 25 e 14 golos, respetivamente.

Desta vez será bem diferente. Nesta terça-feira, às 19h45 os leões recebem o Dínamo Bucareste, na primeira jornada da main round da Liga Europeia. E falar do campeão romeno é falar de uma das equipas candidatas à final four da competição. Ou não fossem os romenos presença habitual na Liga dos Campeões, prova que disputaram em seis das últimas sete edições.

Por falar em Champions, além de a equipa ter sido montada para competir na principal competição europeia, o Dínamo Bucareste é orientado pelo espanhol Xavi Pascoal que conquistou três vezes a prova pelo Barcelona, ele que foi 11 vezes campeão espanhol pelo gigante que guiou também à conquista de cinco mundiais de clubes.

Nesse sentido, o discurso de Ricardo Costa, treinador dos leões, é de cautela e respeito. «Sabemos que esta equipa que vamos ter pela frente é completamente diferente das que defrontámos nos últimos três jogos. Eles vão fazer-nos sofrer e passar por maus momentos no jogo. É uma equipa muito experiente e com muitos jogadores de Champions League», realça.

O técnico dos leões aponta, porém, aquele que considera ser o ponto menos forte do adversário, que os leões vão tentar explorar. «Nós também vamos colocar algumas dificuldades. Eles têm mais qualidade no ataque do que na defesa. E para ganhar a uma equipa como esta temos de estar muito bem na defesa e temos tentado incutir esse espírito desde o regresso depois da paragem», garante.

Reforço André Gomes de fora

Nos quadros do adversário dos leões há algumas semanas encontra-se o lateral português André Gomes, que não será opção para o jogo de hoje, uma vez que se encontra a recuperar de lesão que se prevê que o tire da competição mais uns meses. Ainda assim, Ricardo Costa elogia os jogadores do adversário, nomeadamente pelo poder de fogo que dão ao ataque.

Afinal, o clube da capital romena foi o mais produtivo entre as 32 equipas que integraram a fase de grupos, com 218 golos em seis partidas (média superior a 36 por jogo), em igualdade com os alemães do Flensburg. «Temos de conseguir parar o ataque deles porque jogadores como o Luka Cindrić, o Lazar Kukić ou o Ali Zein marcam, normalmente, sete, oito, nove ou dez golos por jogo. Têm um remate muito fácil e temos de ter um nível alto. Se não o tivermos, vai ser complicado para nós, mas acredito que vamos ter», defende.

O técnico acredita mesmo que o jogo se vai decidir na defesa, mas diz que isso até pode ser bom para o Sporting. «Eles têm jogadores com características parecidas às que gostamos na nossa forma de atacar. As equipas são parecidas nas ideias e no modelo de jogo. Acho que vai ganhar a equipa que melhor defender, tanto na percentagem de defesas dos guarda-redes, que são sempre importantes nestes jogos, como no nível defensivo», finaliza.

De referir que as equipas iniciam esta fase com os pontos conseguidos no confronto com os adversários que se apuraram no respetivo grupo. O 1.º classificado de cada grupo classifica-se diretamente para os quartos de final, enquanto os 2.º e 3.º vão disputar um play-off a duas mãos com os 2.º e 3.º do grupo da main round 3.