Sem Neemias… nova derrota para os Celtics em final polémico
(X/Boston Celtics)

Sem Neemias… nova derrota para os Celtics em final polémico

BASQUETEBOL09.01.202408:38

Equipa de Boston derrotada em Indianapolis

Neemias Queta voltou a ficar no banco sem jogar e os Celtics voltaram a perder. Nesta noite de NBA, em Indianapolis, o português não foi utilizado pelo treinador Joe Mazulla e viu a equipa sair derrotada nos últimos segundos.

Os Pacers, que perderam Tyrese Haliburton por lesão durante o jogo, superiorizaram-se por 133-131, graças a lances livres de Mathurin nos segundos finais. Também sem Jayson Tatum (entorse no tornozelo esquerdo), nem os 40 pontos de Jaylen Brown – melhor da época – chegaram para evitar a derrota.

A lesão de Haliburton:

O final foi polémico devido a uma decisão dos árbitros com o marcador empatado em 131: aquela que seria uma falta sobre Brown com potencial para ampliar o resultado acabou por não ser atribuída. Os árbitros apitaram para uma falta de Hield com o jogo empatado a 131 e 3,2 segundos do fim, mas uma revisão anulou a decisão e concedeu a posse aos Pacers. Valeram depois os lances livres de Mathurin, que sofreu falta de Kristaps Porzingis (também revista) e acertou dois e falhou o terceiro de propósito para tentar manter a posse de bola. 

O lance de Brown:

«É óbvio, este lance devia ter algum tipo de investigação. Ele não toca na bola [mas] o árbitro olha para mim e diz não. Esperam que não fiques frustrado, mas tenho motivos para ficar chateado depois do jogo», analisou Brown. «Está claro o que tinha de ser marcado. Se ele tocasse na bola eu poderia ter lançado de alguma forma. Mas não faço isso. Acertou-me na cabeça e é isso que me incomoda. Basta ver a repetição», acrescentou. 

Os Milwaukee Bucks foram atropelados ppelos Utah Jazz (132-116), de nada valendo os triplo-duplo (25+10+11) deGiannis Antetokounmpo; os Jazz estavam lançados desde o primeiro quarto (41-23 em 12 minutos) e dominaram o resto do jogo.

Outro ‘atropelo’ aconteceu na vitória dos LA Clippers sobre os Phoenix Suns (138-111). Paul George (25) destacou-se com James Harden (19P+10A+7R) e Kawhi Leonard (17) em bom nível. Kevin Durant marcou 30 pontos para os Suns.

Outros resultados:

(atualizada às 9.02 horas)