Seleção feminina quer estar no Europeu

Seleção feminina quer estar no Europeu

ANDEBOL02.04.202422:32

A equipa das quinas recebe os Países Baixos na quinta-feira, em Loulé, às 19.00 horas, e encerra a fase de qualificação na República Checa, em Plzen, no próximo domingo, às 17 horas em Portugal Continental.

A seleção portuguesa feminina de andebol está «cada vez mais perto» de cumprir o sonho da qualificação para o Euro2024, afirmou ponta direita Patrícia Rodrigues antes de um crucial duplo compromisso no grupo de qualificação. A equipa das quinas recebe os Países Baixos na quinta-feira, em Loulé, às 19.00 horas, e encerra a fase de qualificação na República Checa, em Plzen, no próximo domingo, às 17 horas em Portugal Continental.

O selecionador José António Silva diz que tem sido «notória» a evolução da equipa portuguesa e assume o «objetivo do apuramento», que pode assumir uma «importância muito grande para o futuro da equipa e do andebol português», porque permitirá «amealhar mais pontos, com repercussão no ranking e numa série de consequências que podem ser positivas», salientou o técnico, em Quarteira, onde a seleção cumpre estágio.

Portugal tenta a sua segunda qualificação para uma fase final do Europeu feminino, depois da presença em 2008, na Macedónia, em que terminou no 16.º e último lugar. José António Silva garante que, frente a duas equipas «mais fortes» como são Países Baixos e República Checa, a estratégia está a ser delineada para «pontuar e fechar as contas do apuramento», mas em cima da mesa está «uma noção concreta de todos os cenários» possíveis para chegar ao Euro2024.

«Já foi há bastante tempo. É um sonho para qualquer atleta ir a uma grande competição sénior, representar o nosso país ao mais alto nível», referiu, por seu turno, Patrícia Rodrigues, jogadora de 26 anos e 50 internacionalizações.

Estarão presentes Euro 2024 os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos dos qualifiers, mais os quatro melhores terceiros, e ainda as coorganizadoras já apuradas Áustria, Hungria e Suíça, e a Noruega, campeã em título.

Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo 3 de apuramento para o torneio, com quatro pontos, a quatro das neerlandesas, primeiras e já qualificadas, e em igualdade pontual com as checas, terceiras. A Finlândia está na quarta posição, ainda sem pontos.