Sabalenka perde no regresso à competição depois de vencer o Open da Austrália
Aryna Sabalenka e Donna Vekica na 2.ª ronda do Masters 1000 Dubai 2024 (IMAGO/Hasenkopf)

Sabalenka perde no regresso à competição depois de vencer o Open da Austrália

TÉNIS20.02.202415:51

Tenista bielorrussa regressa à competição com derrota na segunda ronda do Masters 1000 do Dubai

Aryna Sabalenka venceu o Open da Austrália no final de janeiro e regressou esta terça-feira à competição na segunda ronda do Masters 1000 do Dubai, no entanto, a bielorrussa acabou eliminada da prova. Depois de usufruir de um bye na 1.ª ronda, a número dois mundial voltou a defrontar Donna Vekic (31.ª) pela oitava vez na carreira - Sabalenka venceu o último jogo nos quartos de final do Happy Slam 2023 -, mas desta vez a croata foi a vencedora (2-1; 6-7[5], 6-3 e 6-0).

Sabalenka defendia o estatuto de 2.ª cabeça de série e levou a primeira partida, depois de um renhido set que ficou apenas decidido no tie-break, no entanto, a Vekic elevou o nível de rendimento, demonstrou-se impecável no serviço - disparou 14 ases contra cinco duplas faltas -, e confirmou a reviravolta ao vencer 12 dos últimos 13 jogos para eliminar uma das favoritas a vencer o torneio. 

Com este resultado, a tenista dos Balcãs destaca-se cada vez mais no frente a frente com Sabalenka (6-2), e segue para os oitavos de final da prova, tendo encontro marcado com a romena Sorana Cirstea (22.ª), que eliminou Veronika Kudermetova (19.ª).

«Derrotei-a cinco vezes, mas ela ganhou a mais importante no ano passado, nos quartos de final [Open da Austrália]. Essa foi muito dolorosa. Sabia que tinha de dar o meu melhor ténis para a vencer. Ainda bem que hoje correu tudo bem», admitiu a croata em entrevista no court.

O encontro entre Elena Rybakina (4.ª) e Victoria Azarenka (27.ª) era um dos duelos mais esperados da jornada, mas o embate acabou por terminar mais cedo, com a desistência da ex-número 1 mundial já na terceira partida (4-6, 6-2). 

A tenista natural de Minsk mostrou-se melhor no primeiro set, ao passo que a cazaque retribuiu na segunda partida. Tudo indicava que se avizinhava um renhido 3.º parcial, mas Azaranka contraiu uma lesão que a impediu de continuar. Ainda não é conhecida a natureza dos problemas físicos da mesma.

«Não é fácil terminar um jogo como este desta forma. Na verdade, não percebi o que aconteceu. Se calhar as dores já vinham de antes. Só desejo uma rápida recuperação à Vika. Estou contente por jogar mais uma vez aqui. É um pouco difícil habituarmo-nos às condições, mas estou muito feliz por jogar mais uma vez», rematou Rybakina.

A número quatro mundial segue para a terceira ronda, na qual vai defrontar a polaca Magdalena Frech (53.ª), que derrotou na 2.ª ronda a croata Petra Martic (61.º).

(notícia atualizada às 16.01 h)