Novo selecionador sairá de lista indicada pela World Rugby
Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Rugby (ANDRE ALVES/ASF)

Novo selecionador sairá de lista indicada pela World Rugby

RÂGUEBI04.01.202418:02

Organização vai ajudar Federação a escolher selecionador nacional; Daniel Hourcade vai ser consultor durante o REC 2024.

O novo selecionador nacional de râguebi deverá sair de uma lista de treinadores a ser indicada pela World Rugby (WR) à Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), anunciou a organização liderada por Carlos Amado da Silva.

 «Durante o mês de janeiro será apresentada pela empresa que trabalha com a World Rugby uma lista de treinadores que obedeçam ao perfil traçado pela FPR para eventual escolha e contratação até 2027», lê-se numa nota de imprensa enviada às redações.

 «A escolha será feita por nós», esclareceu a A BOLA, Carlos Amado da Silva, presidente da FPR. «Definimos o perfil que obedece a um conjunto de indicadores como seja o conhecimento do râguebi português e francês, domínio da língua inglesa, entre outros, e a World Rugby indicará alguns nomes», de onde sairá o sucessor de Patrice Lagisquet, após a curta passagem de Sébastien Bertrank, que exerceu o cargo durante um mês. «É uma solução boa», adiantou Amado da Silva.

Daniel Houcarde vai acompanhar os lobos no Rugby Europe Championship 2024 (FPR)

Entretanto, Daniel Hourcade, antigo selecionador da Argentina (de 2013 a 2018), com a qual atingiu as meias-finais do Mundial 2015, e adjunto de Tomaz Morais no França 2007, na primeira presença portuguesa num campeonato do mundo, acompanhará os lobos, na qualidade de consultor de alto rendimento da World Rugby, durante o Rugby Europe Championship 2024 (REC), competição europeia que arranca a 3 de fevereiro.  

«Pedimos à World Rugby para que o Daniel, consultor para Portugal, Espanha e América do Sul desde 2022, nos acompanhasse mais durante este período do campeonato europeu», adiantou ainda o líder da FPR. «O novo treinador contará com o Daniel até ao final do europeu. Depois continuará a colaborar, mas com menos responsabilidade», finalizou Carlos Amado da Silva. 

A equipa técnica, ainda sem selecionador, será constituída por João Mirra (treinador de três-quartos) e Luís Pissarra (treinador de defesa), Rodolfo Ambrósio (treinador das formações ordenadas), Esteban Meneses (treinador de avançados), Olivier Reig e Lino Rebolo (preparação física), José Paixão (analista vídeo) e Marcellin Ségaut (GPS).