«Neemy tem sido ‘great’»
Neemias Queta (Boston Celtics)

«Neemy tem sido ‘great’»

BASQUETEBOL17.04.202423:59

«Neemias tem sido ótimo na nossa equipa», elogia o ‘manager’ geral dos Boston Celtics. Brad Stevens explica a importância do poste português

O diretor desportivo (general manager) dos Boston Celtics explicou ontem porque é que a melhor equipa da Conferência Este da NBA decidiram assinar um contrato (standard) com Neemias Queta que permite ao poste português integrar o plantel de 15 jogadores nos play-off da liga norte-americana, que a histórica equipa verde ambiciona reconquistar 16 anos após o último título (2008).

«Neemy [diminutivo do jogador] tem sido ótimo [o responsável utiliza o termo ‘great’] quando está connosco». Esta foi a primeira resposta de Brad Stevens quando os jornalistas o questionaram sobre o motivo da contratação de Queta. Depois, o principal responsável pela gestão desportiva dos Celtics detalhou.

«Houve momentos esta temporada em que tivemos apenas dois jogadores grandes disponíveis e ele [Neemias], sempre que foi chamado à tarefa de nos proporcionar mais opções nos jogos, além das funções importantes que lhe foram confiadas, correspondeu bastante bem e ajudou-nos muitíssimo a manter o nível de jogo elevado», explicou. «Neemy deu grande flexibilidade à nossa equipa esta temporada», acrescentou o dirigente norte-americano.

Sem se deter no discurso, Brad Stevens antecipou-se a previsível questão que lhe pudessem colocar sobre as razões que levaram à integração no lote de eleitos para a fase decisiva da competição de um jogador com tão escassa utilização na temporada como Neemias, e foi uma vez mais esclarecedor. «Não é um jogador com muito minutos, de facto, tem relativamente poucos, mas quando jogou mostrou-nos que é capaz de proporcionar o que pretendemos dele para a equipa em diversos momentos, por isso é o jogador certo, uma escolha acertada. Mais: é o jogador, que alinhando com os parceiros certos, cumpre determinada função, por mais específica, de forma correta», argumentou Stevens, que foi mais longe nas perspetivas dos Celtics sobre o contributo, no futuro, do internacional português, de 24 anos.

«O contrato não se restringe a este final de temporada, a este momento, mas também aos próximos anos. Neemy pode ajudar-nos bastante também no futuro», concluiu o responsável.

Destaques