Neemias ficou em Boston num último dia em que os Celtics voltaram a fazer trocas e a NBA viveu últimas horas frenéticas, mas sem superestrelas
Patrick Beverley Mudou dos Sixers para os Bucks

Neemias ficou em Boston num último dia em que os Celtics voltaram a fazer trocas e a NBA viveu últimas horas frenéticas, mas sem superestrelas

BASQUETEBOL09.02.202402:10

Bucks pensaram na defesa, os Celtics também, os Knicks que continuem a ganhar e os Pistons que para a temporada que vem se continue a tentar resconstruir

Sem trocas bombásticas, capazes de mudar o atual equilíbrio do campeonato, é verdade, mas foram animadas e intensas as últimas horas de transferências na NBA. Período que fechou quinta-feira, às 15 horas da Costa Este (20h em Portugal) e onde os Celtics, que na véspera já haviam adquirido o ext./poste Xavier Tillman aos Grizzlies por troca com o extremo Lamar Stevens e duas futuras posições na 2.ª ronda do draft, voltaram a mostrar que querem precaver-se de contratempos e ampliar as opções na segunda fase da regular season e play-off

Tornaram a procurar alguém capaz de marcar, mas sobretudo de defender. Como se esperava: Neemias Queta ficou. Depois de reforçarem uma posição junto ao cesto, o que pode tirar protagonismo e tempo em campo ao poste português, agora adquiriram um base, Jaden Springer, vindo dos 76’ers por uma 2.ª posição no draft de 2024, enquanto enviavam Dalano Banton para os Blazers por outra 2.ª posição do draft

O investimento em Neemias, com contrato de duas vias que nem afeta o teto salarial, será para manter, mas com a dúvida se a dada altura não será na G League e não para contar com ele no play-off. Enquanto isso já só lhe faltam 12 jogos dos 50 em que pode ser utilizado na fase inicial por vias dos limites para basquetebolistas com acordos two-ways.

Para ir além disso e ser opção de Joe Mazzula no play-off, tal obrigará a um contrato standard até final da época. No entanto, Boston manteve a vaga para um 15.º jogador com vínculos standard que pode ser dado a Queta. Mas, há sempre hipótese de irem buscar alguém que, entretanto, seja dispensado de outra equipa. 

Já quanto às mexidas de maior impacto no último dia, como é habitual, umas a pensar no que ainda falta jogar e com ambições, outras mais para começar a limpar o plantel a pensar nos negócios para o próximo defeso, os Bucks, que têm tido sérios problemas defensivos, adquiriram um especialista, o base Patrick Beverley aos 76’ers por troca com Cameron Payne e uma 2.ª posição de draft

Mas Milwaukee, que ainda não conseguiu grande sucesso com o novo treinador Doc Rivers (1 v-5 d),  não se ficou por aí. Transferiu os direitos do poste Robin Lopez para os Kings a troco de dinheiro, o que deverá significar que aquele, para além de deixar de jogar com o irmão Brook,  não atuará em Sacramento e será dispensado. 

Uma das sensações do momento, com o 4.º lugar no Este (33 v-19 d), os Knicks estão entre aqueles que mexeram na sua estrutura para melhorar e para tentar ir longe. Ou pelo menos é isso que espera o treinador Tom Thibodeau ao perder para os Pistons Quentin Grimes, Malachi Flynn, Evan Fournier e Ryan Arcidiacono, a que se juntam dias posições de 2:º ronda do draft, para receber o bósnio Bojan Bogdanovic e Alec Burks. 

Certamente duas aquisições que tentarão manter o período vitorioso da turma de Nova Iorque, dez vitórias nos últimos 12 jogos, e num momento que está privada dos lesionados de OG Anunoby - já ele recente reforço de dezembro (ex-Raptors) - devido a uma operação ao cotovelo direto, assim como Mitchell Robinson e o all-star Julius Randle. Este que nem poderá jogar no All-Star de Indianápolis da próxima semana.   

Os Mavericks, também eles longe de serem temidos pela sua defesa e que no verão haviam recebido Grant Williams dos Celtics, despacharam-no - curiosamente um dia depois deste (iniciou a época no cinco e foi caindo para o fundo do banco), ter elogiado a facilidade que é jogar ao lado de Luka Doncic -, juntamente com Seth Curry, irmão de Stephen e uma 1.ª posição do draft de 2027, para os Hornets, recebendo o extremo/poste P.J. Washington. Também ele já vivera melhores dias e de maior impacto em Charlotte. 

Durante as últimas semanas muito se falou de como Boston desejava o poste canadiano Kelly Olynyk, ora ele e Ochai Abdaji afinal acabaram por seguir para os Raptors, equipa que mandaram Kira Lewis e Otto Porter para os Jazz, enquanto o base alemão Dennis Schroder viaja no mesmo avião com Thad Young de Toronto para Booklyn para atuar nos Nets, mas, provavelmente, Spencer Dinwiddie não terá sequer de fazer o trajeto em sentido contrário pois Toronto irá dispensá-lo para ganhar 1.5 milhões de dólares no teto salarial. 

Contudo não se espera que o base fique muito tempo no desemprego pois os rumores é que há, no mínimo, três clubes interessados para que vista outra camisola até ao final da época, como Lakers, Warriors e Mavs.  

Ainda entre os principais destaques, os Pacers, outros desejosos de dar que fazer no play-off receberam Corey Joseph dos Warriors por uma 2.ª ronda e apenas menos de uma hora depois de terem adquirido Doug McDermott aos Spurs numa acordo que levaria Marcus Morris para San Antonio se os texanos estivessem interessados no extremo/poste, o que parece que não irá acontecer e comprarão o restante do contrato que tem.

A curiosidade é que, pouco antes, Morris havia sido trocado pelos 76’ers, juntamente com Furkan Kormaz e três posições da segunda ronda do draft, para os Pacers, que por sua vez adquiram Buddy Hield. Enquanto isso o SIxers deixaram de contar com Danuel House e colocaram em Detroit, onde nada passou a ser como era dado que os Pistons que, entretanto, haviam dispensado Killian Hayes e Josh Harris, também não quiseram manter House. Esta época já não interessa, o que conta agora é construir em 2024/25. 

No único negócio que envolveu três clubes Royce O’Neale (Nets) e David Roddy (Grizzlies), passam a jogar ao lado de Kevin Durant nos Suns, os Grizzlies são o destino do japonês Yuta Watanabe (Suns) e os Nets passa a contar com mais três rondas em futuras 2.ª ronda.

Por fim, Gordon Hayward conhecerá o quatro clube na NBA ao ir dos Hornets para os Thunder num acordo que leva para Charlotte o letão Davis Bertans, Tre Man, e o sérvio Vasillije Micic, assim como duas futuras 2.ª rondas.