Lusitanos fecham ciclo com mais uma derrota na Super Cup

Lusitanos fecham ciclo com mais uma derrota na Super Cup

RÂGUEBI19.11.202318:04

Franquia da FPR perdeu frente aos Iberians por 18-13. De fora da luta pelo título com a terceira derrota na fase de grupos irão agora enfrentar os Delta, dos Países Baixos, para o 'ranking'. Capitão Tomás Appleton fala em fim de ciclo.

Os Lusitanos perderam por 18-13 (12-6 ao intervalo) frente ao Castilla y Leon Iberians no jogo da 3.ª e última jornada da fase de grupos da Super Cup, competição europeia de clubes e franquias.  

No estádio Pepe Rojo, em Valladolid, Espanha, a franquia da Federação Portuguesa de Râguebi somou a terceira derrota consecutiva na 3.ª edição da prova organizada pela Rugby Europe. 

Vice-campeões na edição de estreia 2021/2022 e afastados da final no ano passado nas semifinais, os Lusitanos falham o acesso à disputa das meias da competição e respetiva luta pelo título. 

Irão agora defrontar os Delta, dos Países Baixos, na meia-final contabilizável para o ranking, a realizar-se no fim de semana de 3 a 4 de dezembro. Já os estreantes Bohemia Rugby Warriors, da Chéquia, medem forças com os belgas do Brussels Devils. 

João Mirra, que assumiu cargo de treinador principal após a saída, pelo próprio pé, do francês ex-selecionador Sébastien Bertrank, recorreu a sete mundialistas do Mundial França-2023 e três novidades, entre elas, Nicolas Griffiths, argentino a atuar no Cascais, mas mesmo assim não chegou para chegar à vitória, único resultado que levaria a equipa à fase seguinte. 

Martin Bello marcou o ensaio de honra no duelo ibérico enquanto Pablo Rascon e Vitor Gavin fizeram os toques de meta para o outro lado da fronteira.

«Foram melhores que nós. São três derrotas e é difícil. Viemos de um fim de ciclo e temos de começar um novo ciclo quatro anos e organizar melhor como equipa e federação», enfatizou Tomás Appleton, capitão dos Lusitanos visivelmente agastado com a caminhada lusa que somou somente um ponto de bónus defensivo após a derrota por menos de sete pontos com a franquia espanhola.  

João Mirra, alinhou no mesmo discurso. «[Os Iberians] Mereceram vencer e não merecíamos ganhar. Cometemos erros individuais e necessitamos de melhorar. É o fim de um ciclo, novos jogadores e temos de elevar o nível», sustentou. 

Nas meias-finais para disputa do troféu da Euro Cup os espanhóis irão defrontam em Tbilissi, a 3 ou 4 de dezembro, os Black Lions (bicampeões em título), vencedor do Grupo A após derrotar os Tel-Avi Heat por 29-27, numa partida disputada no Chile, sem público nas bancadas devido a questão política vivida em Israel. Os israelitas recebem a franquia romena dos Romanian Wolves.