Lobos e lobas com sortes diferentes no europeu de sevens

Râguebi Lobos e lobas com sortes diferentes no europeu de sevens

RÂGUEBI10.06.202300:34

Sortes diferentes para a seleção nacional feminina (duas derrotas) e masculina de sevens (duas vitórias) nos dois jogos da jornada inaugural do campeonato da Europa da variante de sete, a decorrer em Vila Real de Santo António, Algarve.

Perante a Grã-Bretanha e a França, seleções do circuito mundial, a equipa feminina (equipada de verde) sofreu 76 pontos e marcou só um ensaio (5 pontos), por Matilde Goes, frente às britânicas. Portugal perdeu por 31-5 (12-5 ao intervalo) diante 7.ª do ranking mundial e o desnível assentou-se no último encontro do dia do grupo C, diante a França, ao perderem por 47-0 (33-0, ao intervalo). A seleção número 4.ª da hierarquia e já apurada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, marcou sete ensaios e seis pontapés de conversão. No sábado, as lobas enfrentam a Itália (10h50), com quem partilham o fundo da tabela (2 pts), com desvantagem para Portugal face à diferença de pontos marcados e sofridos (-73 para a Portugal contra -69 da Itália).

  

No masculino, o cenário foi o inverso. Portugal (de vermelho) começou por bater a Lituânia por 29-0 (14-0 ao intervalo) resultado de cinco ensaios (Paiva dos Santos, Rodrigo Freudenthal, Diogo Rodrigues, Manuel Marta e Frederico Couto) e dois pontapés de transformação (Manuel Marta). No encerramento do primeiro dia da competição frente à Chéquia, os lobos engrossaram o score para duas vitórias (49-5). Marcaram sete ensaios (João Vaz Antunes, Paiva dos Santos, Manuel Marta, Vasco Correia (2), Diogo Rodrigues e Manuel Fati) e sete conversões (cinco de Manuel Marta e duas de Alfredo Almeida). Portugal divide a liderança (grupo A) com a Espanha, campeã europeia, seleção que defrontam este sábado (13h20), dia 10, Dia de Portugal.

A Alemanha, orientada pelo português António Aguilar, ex-selecionador de Portugal, venceu os dois jogos (Geórgia, 26-7 e Roménia, 26-12) e ocupa o 1.º lugar do grupo B.