Hungria destrói sonho olímpico de Portugal
(EPA/Tamas Purger)

Hungria destrói sonho olímpico de Portugal

ANDEBOL17.03.202422:12

Magiares contaram com dois heróis, Imre e o guarda-redes László Burtacz

Num verdadeiro jogo de reviravoltas, a Hungria bateu Portugal por 30-27, na cidade húngara de Tatabánya, e afastou os Heróis do Mar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Um empate bastava à Seleção Nacional, mas quase nunca se verificou tal resultado. Os húngaros entraram melhor na partida e controlaram grande parte do primeiro tempo, nunca ultrapassando uma vantagem de quatro golos (13-9). No entanto, foi precisamente no final dos primeiros 30 minutos que a resistência magiar quebrou. Depois de um período de mais de cinco minutos sem faturar, a formação lusa recuperou a desvantagem e foi para o intervalo... empatada (16-16).

No recomeço do duelo, o resultado servia, mas com a segunda parte inteira para jogar, o conjunto orientado por Paulo Jorge Pereira foi em busca da vitória e só da vitória. Assim, os portugueses registaram o melhor momento do encontro. As seleções trocaram dois golos até ao 18-18, mas Luís Frade, Pedro Portela e Gilberto Duarte foram os responsáveis por um parcial de 3-0 (21-18).

Ao fim de quatro minutos, Miklós Rosta quebrava o jejum da formação da Europa de Leste deu o mote do duelo para os últimos quinze do encontro. Com o espanhol Chema Rodriguez ao comando, Fazekas e Rosta responderam com três golos de rajada para reestabelecer empate. Nesta situação, Portugal começou a ter dificuldades em encontrar espaços na defesa adversária e tentava o remate de meia distância, mas estes ou saíam desenquadrados, ou defendidos pelo guarda-redes László Burtacz, que fez exibição sensacional (12/30 defesas, 40% de eficácia).

E se a equipa da casa teve um herói na baliza, teve outro no processo ofensivo nos últimos 10 minutos. Imre Bence abanou as redes lusitanas nove vezes em outras tantas tentativas, sendo que cinco destas deram-se nesta reta final do encontro. Bastava um empate, mas o resultado final foi mesmo a derrota portuguesa em Tatabánya, na Hungria.