FC Porto evita surpresa nos 16 avos da Taça de Portugal
Diogo Rêma tem estado em destaque na equipa de andebol do FC Porto no início de época (IMAGO)

FC Porto evita surpresa nos 16 avos da Taça de Portugal

ANDEBOL03.02.202421:07

FC Porto derrotou Boa-Hora, equipa da Divisão de Honra, por apenas dois golos; Benfica, Sporting e ABC seguem para oitavos

Os clubes portugueses regressaram este sábado às competições nacionais - interrompidas devido ao Europeu 2024 -, com os jogos dos 16 avos de final. Mas se não houve surpresas para os favoritos neste retorno a lides domésticas, a verdade é que o FC Porto venceu o Boa-Hora, equipa da Divisão de Honra, por 31-29, mas com muitas dificuldades.

O treinador Carlos Resende bem tinha alertado para a exigência do duelo, e esta ficou justificada com o empate ao intervalo (17-17). No segundo tempo voltou a verificar-se o inesperado equilíbrio, mas os azuis e brancos conseguiram uma vantagem de dois golos para terminar a partida e garantir qualificação para os oitavos de final, com muita ajuda das defesas do jovem guarda-redes Diogo Rêma, nos instantes finais do duelo. 

O Sporting, campeão em 2022/23, iniciou a defesa do título da melhor maneira ao registar um triunfo expressivo frente ao CF Fafe (42-14), conjunto que lidera a zona um da Divisão II. O domínio leonino foi notório desde o arranque do embate e chegaram logo a uma vantagem de 10 golos ainda antes da primeira parte acabar, mas que se manteve até ao intervalo (9-19). O regresso foi ainda mais desequilibrado, com o clube de Alvalade a chegar a estar a vencer por 11-29, cedendo apenas mais três golos no resto do encontro, antes de garantir acesso à próxima fase. 

Para esta fase qualificou-se o restante ‘top-4’ do campeonato nacional. O Benfica visitou o reduto do Estrela de Amadora, mas também somou vitória tranquila (39-21) e o mesmo se pode dizer da turma minhota, que no pavilhão municipal Maximinos, também em Braga, conseguiu triunfo esclarecedor frente ao Arsenal (25-22).