«Espera-se seriedade e foi isso que foi pedido ao grupo»
Fotografoa FPR

«Espera-se seriedade e foi isso que foi pedido ao grupo»

RÂGUEBI14.12.202322:27

João Mirra quer recuperar a identidade no Lusitanos-Brussels Devis, sábado, 11h, no CAR Jamor. Adeus à Super Cup 2023. Nove mundialistas convocados

João Mirra pediu «seriedade» dos Lusitanos frente aos belgas dos Brussels Devils, sábado (11h), no CAR Jamor, em Lisboa, pra aquele que será o último jogo da Rugby Europe Super Cup 2023. Partida de despedida da terceira época da competição destinada a franquias e equipas profissionais europeias.  

«Espera-se seriedade e foi isso que foi pedido ao grupo. Solicitámos aos jogadores para estarem sérios. Não começámos a competição da melhor maneira e não fomos iguais a nós próprios, exceção ao último jogo», começou por declarar a A BOLA, o responsável máximo da equipa portuguesa.

Depois de três derrotas na fase de grupos, os Lusitanos, franquia da federação, venceu os Delta, dos Países Baixos, por 53-8 na semifinal a contar para o ranking Super Cup 2023, garantindo, face à hierarquia na prova, o direito a disputar em casa o encontro de apuramento do 5.º e 6.º classificado.

«Nos primeiros três encontros perdemos a luta e, nesse caso, é difícil ganhar jogos de râguebi. Só na segunda parte do último embate [frente aos Delta] é que estivemos predispostos para essa luta», justificou Mirra. 

«Não podemos perder a nossa identidade de um dia para o outro», avisou. «As coisas podem estar melhor ou pior, mas há certos pilares da nossa vida raguebista que tem de estar lá sempre. Um deles é a predisposição mental para o combate», frisou o treinador que chamou nove jogadores envolvidos no Mundial França 2023.

No histórico entre a franquia portuguesa e belga, vantagem clara para os Lusitanos, vice-campeões na estreia da Super Cup e semifinalistas no ano passado. 

A 17 setembro de 2022, no CAR Jamor, os Lusitanos impuseram uma pesada derrota por 95-0 (15 ensaios), com um duplo hat trick de Pedro Lucas e António Vidinha. Na edição de estreia da RE Super Cup-em 2021, duas vitórias, em Bruxelas, no Estádio Nelson Mandela (53-14), a 30 de outubro desse ano, e em Lisboa, a 4 dezembro, por 53-14.