Deusa Dayana caça em Melbourne
Dayana Yastremska é a primeira tenista qualifier a atingir as meias-final do Open da Austrália nos últimos 45 anos (IMAGO)

Deusa Dayana caça em Melbourne

TÉNIS24.01.202421:09

Deusa Diana do ténis é ucraniana. Dayana Yastremska entrou no Open da Austrália pelo 'qualifying' e já está a fazer história nas meias-finais

Dayana Yastremska é a primeira tenista qualifier a atingir as meias-final do Open da Austrália nos últimos 45 anos. A ucraniana, de 23 anos, prolongou a campanha de sonho no primeiro Grand Slam da temporada ao derrotar nos quartos de final a checa Linda Noskova, em dois sets, por 6/3 e 6/4, e defrontará a chinesa Qinwen Zheng na próxima eliminatória.

Yastremska, número 93 do mundo WTA, somou a oitava vitória consecutiva em Melbourne Park e tornou-se o terceiro tenista ucraniano apenas, depois de Elina Svitolina e Andrei Medvedev, a apurar-se para a semifinal de um major e a segunda jogadora de sempre a chegar ao penúltimo encontro do Open Austrália após ter iniciado o torneio na fase de qualificação, depois da australiana Christine Dorey na edição de 1978.

«É bom fazer história. É algo novo para mim e para a minha geração, porque a última vez que aconteceu foi há muito tempo. Ainda não tinha nascido», começou por afirmar Dayana Yastremska, após a encontro com Noskova, de 19 anos.

«Estou muito feliz por estar na minha primeira semifinal de um Grand Slam. Fiquei um pouco nervosa, ao mesmo tempo cansada, creio que foi muita a emoção antes deste encontro. Revelo que fiquei irritada com o meu treinador no último treino, mas foi bom porque exteriorizei todas as emoções e consegui-as deixar de lado neste encontro», disse a ucraniana, que terminou o discurso de vitória pressupondo futura confissão.

«Tenho um sonho de criança, é o que me faz seguir em frente. Tive muitas situações difíceis no passado, mas agora não quero falar delas. Por agora posso dizer que houve um momento recente na minha carreira em que relaxei. Simplesmente relaxei, e agora tento desfrutar do que faço. Havia algo que fazia muita pressão sobre mim, era muita responsabilidade. Tirei todo esse peso das cosas e por isso começo a desfrutar», que celebrou a vitória sobre Loskova simulando um disparo com arco e flecha.

A separar a Diana Yastremska da final do Open australiano estará a chinesa Qinwen Zheng, 15.ª jogadora do WTA, tal como ela em inédita presença nas meias-finais do torneio, depois de afastar a russa Anna Kalinskaya (75.ª) em três sets, pelos parciais de 6/7 (4-7), 6-3 e 6-1.