Benfica prepara «com expectativa» meia-final da Supertaça com Marítimo
Treinador Jota González e central Andres Izquierdo confiantes na conquista da Supertaça (SL BENFICA)

Benfica prepara «com expectativa» meia-final da Supertaça com Marítimo

ANDEBOL14.12.202322:30

Encarnados defrontam madeirenses na 'final four', no sábado, dia em que Sporting e FC Porto discutem a segunda vaga na final de domingo

Este fim de semana, Benfica, Marítimo, Sporting e FC Porto reúnem-se no Pavilhão Municipal de Santo Tirso em luta pelo primeiro título da temporada, a Supertaça. Esta competição, disputada em sistema de final four arranca amanhã com os jogos das meias-finais, a primeira entre águias e maritimistas e a segunda a que opõe leões e dragões. Os dois vencedores defrontam-se no dia seguinte, domingo, pela conquista do troféu. 

O Benfica chega a esta prova a eliminar na terceira posição do campeonato Andebol 1, com 37 pontos em 15 jogos, menos cinco do que FC Porto e Sporting e mais uma partida do que os verdes e brancos. O Marítimo é o quinto classificado, atrás do ABC, a cinco pontos dos encarnados e mais um jogo, após ter antecipado o seu compromisso da 16.ª jornada daquela competição, recebendo e vencendo o Belenenses, por 32-25.

O treinador do Benfica, Jota González, prevê um «jogo difícil» frente aos insulares, que vêm de «um duelo interessante frente ao Sporting para o campeonato, em que terminou a primeira parte a vencer [14-15]», elogiou o espanhol, que assume as «claras expectativas» que a sua equipa tem nesta competição». 

«Queremos estar o mais bem preparados possível e temos de pensar, para já, apenas neste primeiro jogo das meias-finais. É o mais importante», afirma o técnico, que destaca a importância da coesão defensiva frente aos verdes e rubros. «Temos de estar unidos e manter um bom nível defensivo. O adversário tem muitas variantes de jogo, e o mais importante é que a nossa defesa funcione bem».

Jota González considera que a equipa benquistas, que vem de um triunfo no Andebol 1, fora, frente ao FC Gaia (26-29), está em crescendo de forma. «Estamos a melhorar, pouco a pouco, e isso nota-se na nossa forma de jogar, em especial nos centrais e nos laterais. A equipa vai ficando mais solta, mas temos de recuperar o nosso nível defensivo. Se o conseguirmos, vamos disputar a vitória da competição, mas para já só pensamos na primeira partida, que dará acesso à final», concluiu o treinador, de 51 anos.

A melhoria de rendimento da equipa encarnada também foi enfatizada pelo central dos encarnados, Ander Izquierdo, em análise ao jogo com o Marítimo. «O Benfica está bem, com confiança após vitórias na Europa [sobre os suecos do IFK Kristianstad na despedida do Benfica da Liga Europa] e em Gaia. Queremos aproveitar esta oportunidade para conquistar um grande título. Vamos com tudo, e estou seguro de que daremos boa conta de nós», declarou o jogador espanhol, de 23 anos.

Os treinadores de Sporting, Ricardo Costa, e do FC Porto, Carlos Resende, farão esta sexta-feira a antevisão ao clássico.