Benfica e Fonte do Bastardo protagonizam início da 2.ª fase do campeonato
Benfica venceu último encontro entre as equipas, na sétima jornada da 1.ª fase, na presente temporada (ASF)

Benfica e Fonte do Bastardo protagonizam início da 2.ª fase do campeonato

VOLEIBOL15.12.202320:23

Duelo entre campeão e vice-campeão na Luz fecha primeira jornada desta etapa da liga (19.30h); Sporting viaja até Viana do Castelo (16h)

Tudo a postos para o começo da 2.ª fase da Liga Una Seguros e o ‘prato forte’ da primeira jornada é precisamente aquele que encerra a ronda inicial. O Benfica, líder destacado da 1.ª fase regular com 13 vitórias e 0 derrotas (38 pontos), vai receber o sexto classificado: o Fonte do Bastardo, que somou oito triunfos e cinco desaires (24 pts).

O primeiro embate entre os dois clubes, na presente temporada, deu-se na sétima jornada, a 4 de novembro em território açoriano, mas para desprazer dos locais, os três pontos caíram para o lado visitante (3-1, 22-25, 25-13, 25-20 e 25-19).

Amanhã, dia 16 de dezembro, o duelo tem lugar na Luz (19.30h) com a equipa de Praia da Vitória à procura de se tornar na equipa que quebra a invencibilidade encarnada em lides domésticas. 

Para conseguir esta proeza, a turma liderada por Nuno Abrantes tem como peça fundamental José González. O oposto cubano é o melhor pontuador do conjunto visitante, com 192, tendo uma média de 13,7 por jogo, com uma eficiência de 34% por ataque. 

O Benfica, por outro lado, está ciente da sua hegemonia em competições lusas, mas vem com motivação redobrada para tentar esquecer nova derrota europeia, na Liga dos Campeões. Na passada quinta-feira, as águias deram luta à equipa turca Halkbank Ankara, mas o esforço verificado no segundo set (23-25) não impediu o desfecho esperado (0-3). 

Benfica sofre terceira derrota na Liga dos Campeões

14 dezembro 2023, 16:35

Benfica sofre terceira derrota na Liga dos Campeões

Encarnados viajaram até à Turquia para defrontar Halkbank Ankara, mas não venceram qualquer set; Águias estão no último lugar do grupo C e os turcos sobem ao primeiro lugar isolado

Como peças perigosas de Marcel Matz pode-se destacar o capitão Hugo Gaspar, com 41% de eficiência nos momentos ofensivos. Ainda assim, o técnico dos tetracampeões nacionais sabe que pode contar com Pablo Natan, que lidera os pontos concretizados da equipa com 155 e tem o seu serviço como potente arma no arsenal encarnado. O brasileiro lidera a classificação de melhor saque na liga, registando 0,78 ases por set, destacando-se em do segundo lugar, ocupado por João Morgado, com 0,42.

Seja como for, adivinha-se duelo renhido entre campeão e vice-campeão da Liga Una Seguros de 2022/2023.

João Coelho prevê duelo equilibrado

João Coelho vê possibilidades de qualificação ao Sporting (Sérgio Miguel Santos/ASF)

O segundo cabeça de série desta 2.ª fase, o Sporting (12V e 1D), visita o VC Viana (7V e 6D) amanhã às 16h, e o treinador dos leões, João Coelho relembrou que os duelos com a equipa minhota «são sempre de grande equilíbrio», destacando o poderio ofensivo adversário. Ainda assim, o técnico português assegurou que a sua formação quer conquistar os três pontos.

«O VC Viana é muito agressivo em casa e vai tentar arriscar tudo, mas temos intenções de começar [esta fase] com uma vitória e vamos a Viana do Castelo tentar ser agressivos e assertivos na busca pelos três pontos», rematou.

«Têm alguns jogadores estrangeiros que são uma mais-valia do ponto de vista ofensivo. Têm uma boa dimensão física, bons níveis de ataque, jogadores perigosos e possantes. Temos de impor o nosso jogo, mandar na partida e respectivas incidências e conseguir arrancar com uma vitória, o que para nós é fundamental», apontou.

Refira-se que a mais recente partida entre verdes e brancos e VC Viana terminou com vitória dos leões em território minhoto, por 3-0 (25-19, 25-11 e 25-20).

Calendário 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Una Seguros 2023/2024

16 de dezembro:
Leixões-V. Guimarães: 16 h
Viana-Sporting: 16 h
Castêlo da Maia- Ac. Espinho: 17 h
Benfica-Fonte do Bastardo: 19.30 h