«A crescer com os pés bem assentes no chão»
Fotografia FPB

«A crescer com os pés bem assentes no chão»

BASQUETEBOL16.04.202409:30

Ovarense voltou aos treinos após vitória sobre FC Porto. João Tiago diz que só são candidatos ao ‘play-off’. Havia outro ambiente no balneário bem diferente do da semana anterior

No sábado, a par do CD Póvoa, que bateu a Oliveirense por 90-81, a Ovarense foi a sensação da 22.º jornada da Liga Betclic ao derrotar o FC Porto por 88-84 numa partida discutida até aos últimos segundos e baralhando as contas do campeonato, onde os dragões, a duas rondas do fim da fase regular, deixaram de liderar isolados para garantir o fator casa no play-off, e passaram a reparti-la com o Benfica antes de receberem o Sporting na Dragão Arena.

Os azuis e brancos não perdiam há sete partidas em competições nacionais, quatro para a Liga, e no campeonato apenas haviam sido batidos três vezes e pelos favoritos ao título: Sporting (10.ª jornada), Oliveirense (14.ª) e Benfica (15.ª).

Fotografia FPB

Significa que a Ovarense também é candidata? «Não, a Ovarense é candidata ao play-off, o objetivo a que nos propúnhamos e já alcançámos. Nesta altura, é apenas candidata a tentar ficar o mais acima possível e ainda estamos na luta por subir um bocadinho. Depois, como costumo dizer, vamos ver até onde conseguimos chegar», respondeu a A BOLA o treinador João Tiago Silva, mais tranquilo que no final do encontro, onde a adrenalina e emoção tiravam-lhe o fôlego.

Ainda curto para certos voos

«Sabemos que temos estado bem, a crescer nas últimas épocas, mas com os pés bem assentes no chão e a saber que para determinados voos as coisas ainda podem ser curtas», acrescenta, realista.

Como é que se preparou um jogo daqueles? E hoje [ontem], quando voltaram juntar-se, foi um treino diferente? «Trabalhar sobre vitórias é sempre melhor que fazê-lo sobre derrotas. Tivemos a experiência na semana anterior que tínhamos de treinar após uma derrota contra Esgueira [85-82] e as coisas são diferentes», conta.

Fotografia FPB

«Mas, por vezes, é mais fácil nas vitórias mostrar aquilo que não corre tão bem. E, apesar de termo ganho ao FC_Porto, há coisas que não fizemos como devíamos. Digo que é mais fácil porque os jogadores estão contentes com a vitória, sentem-se mais disponíveis até para ouvir algumas críticas e correções», vai explicando o técnico de 49 anos.

Vitória construída após derrota

«Foi isso que fizemos. Olhámos para o jogo de sábado mas a dar esse feedback de que estamos contentes com a vitória, mas também a tentar ver aquilo que conseguimos e podemos melhorar», revela João Tiago. «Mas é lógico que o ambiente fosse um bocadinho melhor do que o da na semana anterior. No entanto, se calhar, a partir dessa derrota construiu-se um bocadinho a vitória com o FC Porto».

Fotografia FPB

E quando diz que nem tudo correu bem no último jogo, preocupa-o a inconstância da equipa, que a obrigou àquele esforço no 4.º período após terem ficado com desvantagem de 11? E não será também isso o reflexo da época, são capazes de estar muito bem e depois têm quebras? «Sim, tivemos períodos menos bons, principalmente no 3.º quarto. Começámos muito bem, no 2.º período o FC Porto equilibrou e no 3.º não tivemos bem por termos permitido que o adversário corresse muito sobre as nossas falhas, sobretudo no ataque. Deixámos que o FC Porto jogasse mais em transição e contra-ataque, como gosta, mas bastante baseado nos nossos erros e más decisões ofensivas», começa por justificar.

«Corrigido isso e associando ao espírito incrível dos meus atletas, que a faltar de menos de 8m ainda perdíamos por 11, conseguiram, a partir da defesa construir um período muito bom. Marcámos 29 pontos e sofremos 16, mas sobretudo limitámos bastante o ataque do FC Porto com a defesa. E ao meso tempo ainda corremos e criámos situações de transição, e oportunidade para concretizar mais fácil. Tudo sempre a partir da defesa e quando, por vezes, nesses momentos as pessoas já estão mais cansadas».

Fotografia FPB

Escolheu certamente a equipa que tem, mas ela está a surpreendê-lo? «Fazemos muito a escolhas, primeiro, a tentar garantir jogadores que já conhecemos do ano anterior. Esta é a minha terceira temporada em Ovar e trabalhar sobre coisas que já não são novidade para alguns torna-se depois sempre mais fácil , até para integrar os novos», refere.

Destacar a equipa como um todo

« Temos sentido que isso tem sido uma vantagem grande. Os que estão já conseguem ajudar também aqueles que vêm a cada época. E depois, esta temporada, só fomos obrigados a fazer uma troca de estrangeiros. E por opção do jogador, que preferiu sair. De resto estamos contentes, por vezes somos surpreendidos em algumas coisas pela positiva, outras pela negativa, mas, mais do que isso, o que é necessário  realçar é a equipa como um todo, porque é ela que nos tem dado maior alegria. Temos um grupo que nos permite fazer uma rotação grande e acho que temos estado consistentes» declarou João Tiago Silva que, apesar de matematicamente ainda ser possível à formação de Ovar chegar ao 4.º lugar da fase regular, não acredita que seja fácil, mas considera poder passar ao play-off em 5.º.