700 milhões em... 19 anos: os contornos incríveis do maior contrato de sempre do desporto
Shohei Ohtani assinou o maior contrato da história do desporto com os Los Angeles Dodgers (IMAGO)

700 milhões em... 19 anos: os contornos incríveis do maior contrato de sempre do desporto

MODALIDADES14.12.202308:15

Shohei Ohtani vai receber ‘apenas’ 2 milhões por ano durante 10 anos. Pagamento dos restantes 680 milhões será feito entre 2034 e 2043

Continua a dar muito que falar o contrato que o japonês Shohei Ohtani assinou com a equipa de basebol dos Los Angeles Dodgers. Se o acordo que se tornou no maior contrato de sempre do mundo do desporto surpreendeu muita gente, uma vez que vai valer ao nipónico 700 milhões de dólares – cerca de 650 milhões de euros - em dez anos, a forma como o pagamento vai ser feito também é de deixar qualquer um de queixo caído. 

De acordo com a informação divulgada pelo The Athletic, citando fonte próxima do processo, o atleta de 29 anos propôs receber ‘apenas’ dois milhões de dólares durante cada um dos 10 anos de contrato, ficando agendado o pagamento dos restantes 680 milhões para após o término da ligação, num total de 68 milhões por ano entre 2034 e 2043. Significará isso que os Dodgers vão dividir os 700 milhões de dólares do contrato do jogador em 19 anos.

De acordo com a mesma fonte, essa foi a forma encontrada para que o clube tenha forma de continuar a investir na equipa, pelo que o jogador vai continuar a conciliar outros patrocínios e investimentos fora do desporto, estimando-se que Ohtani ganha cerca de 50 milhões de dólares anualmente com patrocínios extra-campo. 

Bilhete para a estreia já vai nos... 9.900 dólares 

À semelhança do que já aconteceu com a contratação de outras estrelas do desporto mundial, não será difícil aos Dodgers rentabilizarem o investimento que estão a fazer no jogador japonês. Aliás, ele ainda nem se estreou e já está a dar (muito) dinheiro a ganhar.

É que Ohtani é tudo menos um desconhecido para os amantes de basebol. Apesar de por cá poucos terem ouvido o nome dele antes das notícias sobre o contrato milionário, falamos de um jogador que chegou à liga norte-americana de basebol em 2018.

Desde então, representou sempre os Los Angeles Angels e conquistou, por unanimidade, o prémio de MVP da prova pela primeira vez em 2021 – repetiu o feito em 2023 – tornando-se num dos jogadores mais admirados e considerado um dos mais completos de sempre, sobretudo por ser exímio tanto como lançador como batedor.

Ora, nesse sentido o entusiasmo dos fãs desde o anúncio da contratação fez disparar o preço dos bilhetes para o jogo de estreia de Ohtani, agendado para 28 de março, frente ao St. Louis Cardinals.

Numa altura em que os ingressos para jogos únicos ainda não estão disponíveis, valem aos adeptos os sites dos mercados paralelos nos quais funciona um mercado de revenda para quem assegurou bilhetes de época. E aí, de acordo com o Los Angeles Times, há bilhetes para os lugares mais baratos a serem vendidos a 900 dólares, quando custavam… 190 na véspera do anúncio da contratação de Ohtani. Lugares em pé nos topos mais distantes do campo!

Já para aqueles que quiserem ver nos melhores lugares a estreia do jogador com o maior contrato da história do desporto, o custo oscila entre os 4.000 e os 9.900 dólares. Mas o rapaz faz valer a pena. Pelo menos é o que dizem.