Venezuelano Linarez conquista 2.ª etapa da Volta ao Alentejo
Leangel Linarez vence 2.ª etapa da Volta ao Alentejo em Grândola (FPC)

Venezuelano Linarez conquista 2.ª etapa da Volta ao Alentejo

CICLISMO21.03.202419:51

Corredor da Tavfer, vencedor de duas etapas na Volta a Portugal 2023, impôs-se em sprint na chegada a Grândola. Thomas Silva (Caja Rural) segura amarela

O venezuelano da equipa portuguesa Tavfer, Leangel Linarez, foi o mais rápido no sprint final da segunda etapa da Volta ao Alentejo, em Grândola, esta quinta-feira, superando o checo Daniel Babor (Caja Rural) e o norte-americano Scott McGill (Project Echelon Racing), segundo e terceiro, respetivamente, à frente de Iúri Leitão (Caja Rural), que foi o melhor luso na tirada praticamente toda plana.

O uruguaio Thomas Silva (Caja Rural), vencedor da primeira etapa, chegou com o mesmo tempo de Linarez e manteve a camisola amarela, símbolo de liderança da Alentejana, com seis segundos de vantagem sobre Iúri Leitão, segundo classificado, e menos oito do que Scott McGill, terceiro.

A etapa de 180,9 quilómetros - com apenas uma contagem de montanha, a 9,4 quilómetros da meta -, teve partida da Vidigueira e ficou marcada pela longa fuga do quarteto Jakub Musialik (Lubelskie Perla Polski), Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense), Julen Amezqueta (Illes Balears Arabay Cycling) e Laurent Gervais (Project Echelon Racing), que resistiu até cerca dos dez quilómetros finais.

A partir daí o pelotão seguiu compacto até à meta, onde se impôs Leangel Linarez, vencedor de duas etapas da Volta a Portugal 2023.

«Cheguei com muito boas pernas e estou bastante satisfeito por ter vencido. Agradeço à minha equipa pelo trabalho que fez durante a etapa, permitindo-me chegar muito confortável ao sprint final», declarou Linarez, após a nona vitória em etapas em corridas portuguesas.

«Os velocistas ainda terão mais duas oportunidades nesta Volta e tentarei aproveitá-las», concluiu o corredor, de 26 anos.

O camisola amarela, Thomas Silva, disse estar «satisfeito por manter a camisola amarela», mas espera «repetir o triunfo da 1.ª etapa». De qualquer modo, o uruguaio da ProTeam espanhola Caja Rural, a cumprir o primeiro ano de profissionalismo, relembra que o seu comopanheiro de equipa português Iúri Leitão também está em «boa posição [2.º da geral] e em forma».

Na sexta-feira, a terceira etapa liga Mourão a Reguengos de Monsaraz em 168,4 quilómetros e terá três contagens de montanha - duas de quarta categoria e uma de terceira - e três metas volantes.