Van der Poel acaba ano a ganhar e... a cuspir (com vídeo)

Van der Poel acaba ano a ganhar e... a cuspir (com vídeo)

CICLISMO31.12.202301:52

Campeão do Mundo de estrada e ciclocrosse com atitude reprovável numa etapa da Taça do Mundo nos Países Baixos. Diz estar arrependido da atitude que teve a quente

Mathieu Van der Poel, campeão mundial de ciclocrosse, assim como de estrada, venceu a 11.ª prova da Taça do Mundo de ciclocrosse disputada em Hulst, nos Países Baixos, registando o sétimo triunfo na competição e despedindo-se de 2023 com mais uma vitória que desta vez ficou marcada por uma atitude pouco normal: na última volta, em resposta a provocações de alguns elementos do público, o neerlandês cuspiu na direção dos fãs. 

«Desde o aquecimento que sentia o publico revoltado e a agredir-me verbalmente, reconheço que tomei uma atitude reprovável. Agora mais calmo e fora do calor da luta, peço desculpa pelo que aconteceu, mas tem que existir respeito de todas as partes, caso contrario é preferível ficar em casa. Vim aqui para competir e não para ser ofendido, admito que a minha atitude foi reprovável», declarou no final.

No que diz respeito à prova, a esperada luta entre Van der Poel, Van Aert e Tom Pidcock acabou num fiasco. Pidcock caiu na primeira curva, teve problemas com a bicicleta e Van Aert foi perdendo terreno e não teve capacidade para lutar pelo pódio que ficou completo com Joris Nieuwenhuis e Lars Van Der Haar.

Como habitualmente, Van Der Poel coloca a iniciativa nas pernas dos adversários para posteriormente montar a sua estratégia e atacar. Foi o que fez. Numa altura em que Nieuwenhuis, Der Haar, Pim Ronhaar, Van Aert e Laurens Sweek começaram a dar sinais que não tinham possibilidades de contrariar o poderio demonstrado pelo neerlandês. 

«Pelo valor dos ciclistas presentes sabíamos que seria uma corrida muito intensa, por isso esperámos para ver a estratégia dos adversários, principalmente daqueles que lutam pelas primeiras posições, até definir como iria fazer a minha corrida. A ideia é sair do período natalício o mais fresco possível. Acho que é importante poder continuar a treinar bem entre as competições porque quero chegar num bom momento à corrida de Loenhout», afirmou Van Der Poel sobre a prova em sim. 

Acrescentou ainda ter um presente interessante para a mãe, Corinne Poulidor; «Mais tarde teremos um bom jantar, que será muito agradável para ambos depois de todas estas corridas numa fase festiva tão importante do ano».

As próximas competições pontuáveis para a Taça do Mundo de ciclocrosse disputam-se no dia 7 de janeiro em Zonhoven, 21 em Benidorm e 28 em Hogenheide, o Campeonato do Mundo realiza-se em Nabor (Rep. Checa)  no dia 4 de fevereiro.