Telma confirma presença no Europeu de Zagreb
Telma Monteiro perdeu posição após eliminação precoce (Foto: Imago)

Telma confirma presença no Europeu de Zagreb

JUDO18.04.202418:27

Judoca do Benfica anunciou que está recuperada do pós-operatório e irá ao campeonato na Croácia, onde Portugal leva uma equipa de 16 judocas, na luta para estar presente nos Jogos de Paris-2024

«Foram 5 meses de muita luta, muito trabalho, extrema dedicação, lágrimas, dor e suor, para poder voltar à competição, o melhor possível a tempo de concluir o meu objetivo. Desde o primeiro dia senti e sabia, sabíamos, do desafio que estava à nossa frente. Foi duro. Mas o momento chegou! Volto à competição dia 25 de Abril no Campeonato da Europa. Não poderia ser num dia mais bonito. De lá continuo a competir durante o próximo mês, em provas de qualificação para #paris2024, os meus 6.° Jogos Olímpicos e assim tentar fazer história!», publicou, esta quinta-feira, Telma Monteiro nas suas redes sociais a confirmar que irá disputar o Europeu de Zagreb, entre 25 e 28 de abril.

Competição que marcará seu regresso aos tatamis cerca de seis meses depois de, também no campeonato da Europa, em Montpellier, ter sofrido uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo frente à russa Daria Korbonmamadova. Lesão que obrigou a olímpica do Benfica, de 38 anos a intervenção cirúrgica e dura e exigente recuperação. Antes do Euro francês, a última ocasião em que competira havia sido no Grand Slam de Baku, em setembro de 2023, onde foi 7.ª.

«Todo o trabalho que podia ter sido feito, foi. Agora é dar tudo em cada prova, com inteligência e ter muita fé que vai dar tudo certo!»

Telma Monteiro convocada para o Europeu

4 abril 2024, 01:27

Telma Monteiro convocada para o Europeu

Judoca do Benfica entre os 16 escolhidos para o campeonato em Zagreb, no final do mês. Na próxima semana participa, com a equipa feminina, num estágio em Berlim. Operada ao joelho há cinco meses, que chegar aos sextos Jogos Olímpicos na carreira

«Obrigada a todos os que me ajudaram a chegar até aqui! Por terem aceite este desafio comigo. Vamos contra a corrente da ciência porque a alta competição é assim, nem sempre nos permite seguir tempos e ciências exatas, a alta competição é muitas vezes não ver o piso em frente e ainda assim dar o próximo passo. Foi até agora uma jornada única, daqui seguimos para o que der e vier!»

«’Anda que tu bates bem e se perdermos “que se fo$#’» «’Anda personalidade’»

«Em bom português é este o momento! Vamos 🔥
Obrigada de coração a todos os envolvidos e por todo o apoio!», escreveu ainda a cinco vezes olímpica e medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro-2016.

‘Sprint’ de Telma

10 abril 2024, 12:46

‘Sprint’ de Telma

Não deixa de ser curioso que para alguém que tem tido uma carreira desportiva que é uma maratona, de sucesso, esta parte final acabe por ser um 'sprint'.

Recorde-se que Telma está na corrida aos sextos Jogos Olímpicos da carreira, objetivo inédito no judo mundial. Neste momento, Portugal conta com seis judocas virtualmente apurados para Paris-2024: Catarina Costa (-48 kg, 7.ª ranking olímpico), Bárbara Timo (-63 kg, 12.ª), Patrícia Sampaio (-78 kg, 15.ª), Rochele Nunes (+78 kg, 9.ª), João Fernando (-81 kg, 21.º) e Jorge Fonseca (-100 kg, 10.º).