Tadej Pogacar: «Giro e Tour terão histórias diferentes»
Tadej Pogacar (à esq. na imagem) vai tentar conquistar Giro e Tour em 2024 (UAE TEAM EMIRATES)

Tadej Pogacar: «Giro e Tour terão histórias diferentes»

CICLISMO18.12.202323:53

Corredor esloveno da UAE Emirates anuncia programa de competição para 2024, em que se estreia na Volta a Itália e não passa por Portugal. E prevê embate de titãs na Volta a França com Vingegaard, Roglic e Evenepoel

Tadej Pogacar vai participar na Volta a Itália em 2024, estreando-se na 'corsa rosa' e tentará a dupla vitória Giro-Tour, que nenhum corredor conquista desde o italiano Marco Pantani em 1998.

«Todos os últimos anos tive o Giro de Itália nos meus planos, mas a equipa e eu nunca nos comprometemos com a corrida, até este ano. Haverá certamente uma altura em que perderei também a Volta a França. É a maior corrida do ciclismo, mas há outras também muito atrativas», afirmou o corredor esloveno, de 25 anos, em conferência de imprensa esta segunda-feira em Alicante, Espanha, onde a equipa UAE Emirates cumpre o primeiro estágio de pré-temporada.

«Não vejo o Giro e o Tour como corridas gémeas. Cada um terá uma história diferente. É preciso estar muito concentrado em ambas. Os campeonatos do mundo são também um dos grandes objetivos da minha temporada, não apenas essas grandes voltas», referiu Pogacar.

Tadej Pogacar vai estrear-se na 'corsa rosa' (UAE EMIRATES)

«Ainda há um longo caminho a percorrer antes do Tour, muita coisa pode acontecer. Acima de tudo, está conformado que iremos com uma equipa extremamente forte», assegura o vencedor de cinco clássicas-monumento (Volta à Flandres, Liège-Bastogne-Liège e três Volta à Lombardia).

Pogacar deixa uma nota extra para a Volta a França de 2024, onde deverá enfrentar Jonas Vingegaard (Jumbo-Lease a Bike), Primoz Roglic (BORA-hansgroghe) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). «Se os quatro grandes, e outros, participarem, então a próxima edição ficará certamente na história…»

Figueira Classic e Volta ao Algarve fora dos planos

Após o anúncio da presença de Pogacar na Volta a Itália redobrou-se a expectativa sobre o programa de competição do corredor, de 25 anos, antes dessa corrida, sabendo-se que implica a compatibilização com o seu grande objetivo nas últimas épocas, o Tour de França, em que tentará em 2024, pelo segundo ano consecutivo, recuperar a camisola amarela perdida para o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma). Um dia depois, ficaram dissipadas as dúvidas com o anúncio do plano do esloveno.

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, Tadej Pogacar não se estreará na próxima temporada em Portugal, prescindindo das participações no Figueira Champions Classic (10 de fevereiro) e na Volta ao Algarve (14 a 18 de fevereiro).

Tadej Pogacar venceu a 'Algarvia' em 2019, antes de se tornar a estrela que é - e poderá regressar em 2024

Confirmada está a presença do esloveno na Strade Bianche (2 de março), na Tirreno-Adriático (4 a 10 de março) e na Milão-Sanremo (16 de março) e de fazer uma pausa para se preparar para o Giro (4 a 26 de maio). Apuro de forma que implica a ausência na Volta à Flandres, que venceu em 2023, nas demais clássicas do Norte e em duas das Ardenas, Amstel Gold Race e a Flèche Wallonne. No entanto, deverá estar na clássica monumento Liège-Bastogne-Liège, que venceu em 2021.

Após o Giro, Pogacar terá novo período de descanso antes de ultimar a preparação para a Volta a França, prescindindo de competição para privilegiar a recuperação. Depois do Tour, o esloveno estará na corrida de fundo dos Jogos Olímpicos de Paris (4 de agosto) e como objetivo final da temporada o Campeonato do Mundo em Zurique (29 de setembro).