Sabgal confirma Clássica de Valência

Sabgal confirma Clássica de Valência

CICLISMO06.01.202410:48

Continental portuguesa estará ainda na Gran Camiño com Mortágua, Tavira e Efapel

A equipa Continental portuguesa Sabgal-Q8-Anicolor é uma das 26 que, no próximo dia 20, participa na 40.ª edição da Clássica Comunidade Valenciana - Clássica de Valência -, que faz a ligação entre La Nucia e aquela cidade do sul de Espanha, na distância de 210 quilómetros. 

O percurso, de média montanha, tem como principais dificuldades montanhosas a dupla passagem pelo famoso Coll de Rates (subida de 2.ª categoria) e Alto de Barx (2.ª), mas os últimos 70 km serão planos, junto à costa, onde o vento poderá constituir-se opositor adicional. 

Prevê-se que a vitória seja decidida ao sprint por um grupo de corredores relativamente numeroso de candidatos a suceder ao belga Arnaud de Lie (Lotto-Dnsty), vencedor da edição de 2023. A prova valenciana terá oito WorldTeams, sete ProTeams e onze Continentais.

Entre estas últimas, a Sabgal, formação bastante reforçada para a temporada de 2024 após o incremento orçamental importante com a entrada daquele patrocinador em substituição da Glassdrive.

Esta equipa, dirigida pelo diretor desportivo Ruben Pereira, tem participação prevista noutra corrida em Espanha, cerca de um mês depois: a 2.ª edição da Gran Camiño (22 a 25 de fevereiro), prova com quatro etapas na Galiza. 

Ao lado da Sabgal-Anicolor deverão alinhar mais três equipas Continentais portuguesas: Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, AP Hotels-Tavira e Efapel, todavia estas ainda com presença por confirmar devido à proximidade da Volta ao Algarve — que termina no dia 18 e implicará longa e dispendiosa deslocação.

O percurso da corrida galega é constituído por um contrarrelógio individual de abertura, com um traçado urbano no interior da Corunha (15 km), seguindo-se três etapas em linha: Taboada–Chantada (2.ª), Xinzo de Limia–Ribadavia (3.ª) e Ponteares–Pontevedra (4.ª), a última, considerada a etapa-rainha pelo perfil montanhoso e que deverá ser decisiva para definir o sucessor do dinamarquês Jonas Vingegaard, vencedor da edição inaugural em 2023 com presença confirmada para defender o título.

Entre as equipas igualmente garantidas nesta competição encontram-se as WorldTeam Visma-Lease a Bike, Groupama-FDJ, Arkéa-B&B Hotels e Movistar (cujo corredor português Ruben Guerreiro foi terceiro em 2023, mas não estará presente esta eno), as ProTeam espanholas Polti-Kometa, Euskaltel-Euskadi, Kern Pharma, Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA e as Continentais daquele país Electro Hiper Europa e Illes Baleares-Arabay..