Sabgal ambiciosa na Turquia

Sabgal ambiciosa na Turquia

CICLISMO08.02.202400:40

Pretensões a subida de escalão da equipa portuguesa a exame. Diretor desportivo crê em vitórias. O estranho caso de Antwan Tolhoek

Sabgal-Anicolor é uma das 25 equipas que compõem o pelotão do 5.º Tour de Antalya, na Turquia, que se corre entre hoje e domingo. O pelotão, que percorrerá um total de 596,9 km em quatro etapas, integra as WorldTeams, Bahrain-Victorious e Alpecin-Deceuninck, nove ProTeams e 14 Continentais, nas quais se inclui a ambiciosa portuguesa Sabgal-Anicolor.

«Pelas caraterísticas do percurso, iremos ser competitivos e lutar para estar na discussão das etapas  e das principais classificações, reconhecendo que vai ser uma corrida difícil com as 11 equipas de categorias superiores a tentarem controlar as etapas decisivas. Apresentamos um bloco que nos oferece garantias formado por Mathias Bregnhoj, Guillermo Garcia, Óscar Moscardo, Duarte Domingues, Frederico Figueiredo, Luís Mendonça e José Sousa, declarou a A BOLA o diretor desportivo da Sabgal, Ruben Pereira. 

Cameron Scott, Louka Matthys, Marco Tizza, Ramon Sinkeldam e o suíço Collin Stussi, vencedor da última Volta a Portugal e que lidera a favorito Vorarlberg, são alguns dos ciclistas presentes na Turquia.

A 1.ª etapa,  entre Side e Antalya, na extensão de 137,7 km, apresenta uma contagem de montanha de 3.ª categoria e a região é batida por fortes ventos que poderão ter influência no desenrolar da corrida. Nos últimos 30 km a estrada apresenta-se ondulada e propicia a fugas, depois de ultrapassados os dois sprints bonificados aos 101,6 km e 85,3 km, o sprint também bonificado a 26,3 km da meta, encontra-se instalado no final de uma subida  e coincide com a contagem de montanha.

No segundo dia o pelotão vai percorrer 140,5 km entre Demre e Antalya, num percurso com sprints bonificados aos 27 km e 45 km e nas metas de montanha aos 55 km (1.ª cat.) e 95 km (2.ª cat.), a 3.ª etapa considerada etapa rainha conta com duas contagens de 2.ª cat. (34,8 km e 108 km), um sprint bonificado aos 70 km, com a meta instalada no final de uma subida (1.ª cat.) com 7,0 km, inclinação média de 6,9% e rampas de 14%. 

No ultimo dia o pelotão percorre 183,9 km pelas estradas em redor de Antalya, com uma contagem de 2.ª cat. (91,7 km) e um sprint bonificado a 61,7 km da meta em mais uma chegada para sprinters. Os vencedores: Artem Ovechkin (Terengganu) em 2018, Szymon Rekita (Leopard) em 2019, Maximilian Stedman (Canyon) em 2020 e Jacob Hindsgaul (Uno-X) em 2022.