Pistorius libertado da prisão

Pistorius libertado da prisão

MAIS DESPORTO05.01.202408:06

Antigo campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius em liberdade condicional na África do Sul

Como previsto, o antigo campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius saiu esta sexta-feira em liberdade condicional, uma década depois de ter matado Reeva Steenkamp, a namorada, a tiro. 

Pistorius, de 37 anos, compareceu em novembro perante um conselho de liberdade condicional em Pretória, onde estava detido na África do Sul, e, por ter cumprido já mais de metade da pena a que foi condenado, foi autorizado a sair. 

Pistorius cumpriu 9 anos de cadeia. O antigo atleta estará sujeito a supervisão correcional até que sua sentença termine em 2029. Pistorius deverá morar na casa de um tio e participar de programas sobre violência baseada em género e controlo da raiva. Terá de obter permissão para viajar ou candidatar-se a um emprego.

Reeva Steenkamp morreu a 14 de fevereiro de 2013, com Pistorius a admitir ter disparado quatro tiros em casa, através da porta da casa de banho, mas em sua defesa disse pensar tratar-se de um ladrão. Pistorius tinha uma obsessão com a segurança e dormia com uma arma junto à cama. Depois de vários recursos, acabou por ser condenado a 13 anos de prisão.

Uma declaração da família Steenkamp partilhada pelos advogados questionou a decisão: «Foi feita justiça pela Reeva? Terá o Oscar cumprido tempo suficiente? Nunca poderá haver justiça se o seu ente querido nunca mais voltar, e nenhum tempo de prisão trará a Reeva de volta. Nós, que ficámos para trás, somos os que cumprimos pena de prisão perpétua.»

(notícia atualizada às 8.13 horas)