Pelotão da Volta a França 2024 está completo
Uno-X e TotalEnergies completam pelotão composto por 22 equipa do Tour 2024

Pelotão da Volta a França 2024 está completo

CICLISMO18.01.202417:28

Equipas francesa TotalEnergies e norueguesa Uno-X receberam convites da organização do Tour, que repete o elenco de 2023, num total de 22 formações

A francesa TotalEnergies e norueguesa Uno-X foram convidadas pela organização da Volta a França para completarem o pelotão de 22 equipas da 111.ª edição da corrida, que vai partir no dia 29 de junho de Florença, em Itália.

As duas equipas juntam-se às 20 congéneres qualificadas pelo regulamento da União Ciclista Internacional (UCI), que prevê a presença obrigatória de 18 equipas do WorldTour (primeira divisão) e as duas ProTeams (segunda divisão) mais bem classificadas de 2023, a belga Lotto-Dstny e da israelita Israel Premier Tech.

O diretor do Tour, Christian Prudhomme, justificou a atribuição dos dois convites com a «lógica desportiva», uma vez que estas equipas terminaram nos 21.º e 22.º lugares do ranking da UCI de 2023.

O elenco da Grand Boucle 2024 é idêntico ao da edição do ano transato. Com cinco equipas, a França é o país mais representado no pelotão do Tour, seguido da Bélgica, com quatro.

As 22 equipas da Volta a França 2024

WorldTeams (18)

Alpecin-Deceuninck (BEL)

Arkéa-B&B Hotels (FRA)

Astana Qazaqstan (KAZ)

Bahrain Victorious (BHR)

BORA-hansgrohe (ALE)

Cofidis (FRA)

Decathlon AG2R La Mondiale (FRA)

EF Education-EasyPost (EUA)

Groupama-FDJ (FRA)

INEOS Grenadiers (GBR)

Intermarché-Wanty (BEL)

Lidl-Trek (EUA)

Movistar (ESP)

Soudal Quick-Step (BEL)

dsm-firmenich PostNL (PB)

Jayco AlUla (AUS)

Visma-Lease a Bike (PB)

UAE Emirates (EAU)


ProTeams (4)


Israel-Premier Tech (ISR)

Lotto Dstny (BEL)

TotalEnergies (FRA)

Uno-X Mobility (NOR)

A edição de 2024 da Volta a França partirá pela primeira vez na história de Itália, em Florença, no dia 29 de junho, e terminará, também pela primeira vez, fora de Paris, em Nice, no dia 21 de julho, a fim de não perturbar os últimos preparativos para os Jogos Olímpicos Paris2024, agendados entre 26 de julho e 11 de agosto.