Oscar Onley vence em Willunga Hill

Oscar Onley vence em Willunga Hill

CICLISMO20.01.202418:02

Britânico ganhou a 6.ª etapa do Tour Down Under. Williams é novo líder. Ruben Guerreiro parte no 18.º lugar para último dia

O britânico Oscar Onley venceu a quinta etapa do Tour Down Under, que terminou do cume de Willunga Hill, subida que é tradicional ponto de decisão da corrida australiana. Aos 21 anos, o corredor da DSM-firmenich impôs-se no final de um curto trajeto de 129 km ao compatriota Stephen Williams (Israel-Premier Tech) e ao equatoriano Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers), segundo e terceiro do dia, respetivamente.

O trio estabeleceu um novo recorde de Willunga Hill, baixando por um 1 segundo o tempo de 6 minutos e 39 segundos alcançado em 2020 pelo antigo da subida, o australiano Richie Porte.

Na 8.ª posição na etapa, a 6 segundos do vencedor, o mexicano Isaac Del Toro (UAE Emirates) perdeu a liderança da geral para Stephen Williams, novo detentor da camisola laranja com o mesmo tempo de Oscar Onley.

Ruben Guerreiro (Movistar) mantém-se no 18.º lugar da classificação, agora a 42 segundos dos líderes, depois de ter terminado a jornada em 23.º, a 32 segundos do vencedor, enquanto António Morgado (UAE Emirates) cedeu 2.01 minutos e desceu ao 51.º posto, a 2.11m.

No final da etapa, Oscar Onley assumiu que veio a esta corrida com a pretensão de a ganhar.  «Willunga Hill é uma subida bastante icónica, ter o meu nome na lista de vencedores é extraordinário, muito especial», começou por afirmar o britânico. «Para ser honesto, vim aqui com expectativas muito altas», continuou Onley. 

«Obviamente, entramos em todas as corridas a querer vencer, mas senti realmente que teria uma boa oportunidade se estivesse bem. Estou em boa forma, mas com todos esses grandes adversários, não tinha a certeza… O principal objetivo era correr com inteligência e não desperdiçar energia. Creio que, no passado, já tive pernas para alcançar resultados semelhantes, mas não fui taticamente inteligente o suficiente. Foi algo em que me concentrei nas últimas semanas», explicou o vencedor da etapa.

Derrotado na luta pela vitória na jornada, Stephen Williams satisfez-se com a conquista da camisola laranja de líder da classificação geral, da qual despojou Isaac Del Toro. O jovem mexicano defendeu-se muito bem, mas caiu para o pé do pódio, formado pelos três corredores mais fortes do dia. 

«Estou muito, muito feliz, estou no céu», exultou o novo líder do evento australiano após a corrida. «Sabia que seria apertado, porque estávamos muito perto na classificação. O sprint correu bem, apesar de não ter chegado para vencer. Estou muito satisfeito por vestir a camisola laranja e por retribuir o trabalho que os rapazes da equipa fizeram», declarou o líder da geral.

Na tabela final, indecisão total. Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers) e Isaac del Toro (UAE Emirates) estão a menos de 5 segundos de distância de Stephen Williams. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike) e Simon Yates (Jayco-AlUla) a 13s. O top 10, muito parecido com a classificação da etapa de hoje, é realizado em apenas 24 segundos.

A vitória no Tour Down Under será decidida este domingo, na 6.ª etapa, com tripla subida e a chegada ao cume do Mont Lofty (1,3 km com inclinação média de 8,8%).