Jovem Morgado já dá luta!

Jovem Morgado já dá luta!

CICLISMO21.01.202422:08

Português, de 19 anos, encerra estreia no WorldTour ao ataque. Foi o ‘Mais Combativo’ no último dia. Etapa e geral para Williams

António Morgado fechou a sua primeira participação numa corrida no WorldTour, a primeira divisão do ciclismo mundial, com um desempenho ao seu estilo na sexta e última etapa do Tour Down Under merecedor de distinção pela combatividade. 

O jovem corredor, de 19 anos, foi um dos fugitivos do dia e o último a ser alcançado pelo grupo dos favoritos aos primeiros lugares da classificação, já no sopé da subida final, a cerca de cinco quilómetros da meta. 

Pela atitude competitiva ofensiva e a tenacidade em resistir na aventura em solitário até mais tarde possível valeu ao ciclista português da UAE Emirates o Prémio da Combatividade na etapa, atribuído pela organização da prova. 

Morgado acabou por concluir a tirada na 56.ª posição, a 1.24 minutos do vencedor, o britânico Stephen Williams (na geral, o Morgado ficou no 47.º lugar a 3.44m), que confirmou assim a liderança da classificação geral conquistada na véspera. 

O corredor da Israel-Premier Tech impôs-se na parte final da derradeira ascensão ao Monte Lofty, uma subida de 1,6 quilómetros a 6,5% de inclinação média, transposta três vezes nesta etapa, batendo, em sprint, o equatoriano Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers), o mexicano Isaac Del Toro (UAE Emirates) e o neerlandês Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike), nas posições seguintes e com o mesmo tempo do vencedor. 

Este quarteto cruzou a meta com três segundos de vantagem sobre o australiano Laurecen Pithie (Groupama-FDJ) e com dez sobre um pequeno pelotão de vinte unidades em que se integrava Ruben Guerreiro (Movistar), 17.º na etapa e 14.º na classificação geral, a 1.02 minutos de Stephen Williams.

No final da jornada de 128,2 quilómetros, o detentor da camisola ocre, símbolo de liderança do Tour Down Under, considerou ter tido uma performance perfeita na subida final. 

«Que etapa! Foi perfeito, a subida adequa-se às minhas características, porque sou explosivo. Tenho capacidade de aguentar e depois do primeiro ataque em que perdi alguns metros, recuperei bem e concluí sprintando a 250 metros da meta. As vitórias não me acontecem com muita frequência, por isso tenho de desfrutar desta. Chegar ao topo da classificação geral de uma corrida do WorldTour, nesta fase da temporada, é muito importante para a minha evolução», concluiu o sucessor do australiano Jay Vine, como vencedor do Tour Down Under», explicou o Stephen Williams, de 27 anos, que liderou a geral da corrida por etapa australiana por nove e 11 segundos de vantagem para Jonathan Narvaez e Isaac Del Toro, respetivamente. 

Este último, mais um jovem da equipa de António Morgado, de apenas 20 anos, foi uma das figuras desta competição, vencedor da segunda primeira etapa e líder até ao penúltimo dia. O outro protagonista desta prova que abriu, como é tradicional, a temporada do WorldTour, foi o velocista australiano Sam Welsford (Bora-hansgrohe), vencedor de três etapas.